trbak=lho

417 palavras 2 páginas
Nome: Jhonata Lessa Nº: 06
ÉTICA NA SOCIEDADE
A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorretos de acordo com os valores e crenças de cada época.
Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura. “A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último. De modo natural, a inteligência adverte a bondade ou malícia dos atos livres, haja vista o remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente por que tal ação é boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um estudo científico dos atos humanos enquanto bons ou maus.
Mas o que é ética hoje? Como ela vem sendo entendida? O que é ética no mundo do trabalho, na família, no cotidiano, na escola? O que os meios de comunicação tem feito da ética? Ética é, principalmente, a relação que estabelecemos uns com os outros. É o questionamento sobre o sentido da convivência baseada na pergunta “o que estamos fazendo uns com os outros?”.
Por que é importante ser ético na sociedade hoje em dia?
Hoje, ser ético é uma exceção à regra. Para alguns da geração “pode tudo” (até mesmo matar, destruir famílias para conseguir o que quer), tolice. Para mim e tantos outros brasileiros, uma exceção a ser seguida e assim quem sabe mudarmos essa realidade tão vergonhosa na qual estamos vivendo.
Não há como doutrinar um aluno a não colar na prova simplesmente porque colar não é ético. O aluno que não cola na prova, não cola porque em virtude do medo de ser pego ou porque não sabe colar, mas sim porque acredito estar enganando a si mesmo.
Por mais que a ética seja pregada nas instituições de ensino

Relacionados