Transtorno de personalidade esquiva (AVPD) ou Transtorno de personalidade ansiosa

884 palavras 4 páginas
Transtorno de personalidade esquiva (AVPD) ou Transtorno de personalidade ansiosa
O transtorno de personalidade esquiva (AVPD), também conhecido como transtorno de personalidade ansiosa, é um transtorno de personalidade, onde as pessoas ficam tão preocupados com sua inadequação ou insuficiências que eles desenvolvem um medo de avaliação negativa, crítica ou rejeição.
A lista de critérios, que precisam ser alcançados para o diagnóstico, está descrita em linhas gerais no DSM-IV. Mas a restrição a estes termos não é recomendada. Cada caso é um caso, a maneira específica como a esquiva se manifesta depende de cada pessoa, assim, uma investigação psicoterapêutica acurada é necessária levando em conta a particularidade e a singularidade do sujeito.
Critérios do DSM-IV
De acordo com o DSM-IV o transtorno de personalidade esquiva é definido como: “um padrão invasivo de inibição social, sentimentos de inadequação, e hipersensitividade a críticas, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos”. O diagnóstico requer quatro dos sete critérios listados:
1. Relutância em se envolver com pessoas, a não ser com certeza de ser apreciado.
2. Apresenta certo bloqueio nas relações íntimas por medo de ser envergonhado ou humilhado.
3. É extremamente preocupado com críticas ou em ser rejeitado em situações sociais.
4. É inibido em novas situações interpessoais por sentimentos de inadequação.
5. Vê a si mesmo como socialmente inepto, sem características atraentes.
6. É usualmente relutante em assumir riscos ou em engajar-se em novas atividades porque elas podem se tornar embaraçosas.
7. Restrições no estilo de vida devido à necessidade de segurança física.

Diretrizes Diagnósticas:
Condições não diretamente atribuíveis à lesão ou a doença cerebral flagrante ou a outro transtorno psiquiátrico, satisfazendo os seguintes critérios:
A – Atitudes de conduta marcantemente desarmônica envolvendo em várias de funcionamento, por exemplo, a

Relacionados