TRABALHANDO A GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: O QUE REALMENTE ACONTECE NA SALA DE AULA

Páginas: 22 (5370 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
TRABALHANDO A GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: O QUE REALMENTE ACONTECE NA SALA DE AULA1

Regina Garcia de Assis2

Resumo

O trabalho a seguir tem a finalidade de esclarecer as duvidas existentes, quanto ao ensino da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, traz também informações sobre os diversos métodos de ensino que possibilitam ao aluno o real aprendizado do conteúdo e contribua para ocrescimento intelectual do indivíduo. A pesquisa feita com alunos do ensino médio de uma escola publica da cidade de Ouro Preto do Oeste - Rondônia, e também algumas citações alusivas ao mesmo assunto comprovam que diversificar as maneiras de ensino, unir leitura e produção de textos à gramática, e abrir espaço para a participação do aluno na construção do conhecimento, é fato de grande relevânciapara que aconteça aprendizagem e desperte o interesse do aluno para os estudos de Língua Portuguesa. É fato que há ainda muito o que se fazer para que o conhecimento gramatical aconteça da maneira que propõe o PCNs Ensino Médio, porém um aspecto fundamental que propicia ao aluno despertar o interesse pelo aprendizado vem sendo abordado pelo professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MédioMonteiro Lobato. O conhecimento sobre a importância da gramática para a vida do aluno, não só enquanto aluno, mas como ser social que procura ascensão dentro da sociedade que vive, pois através deste conhecimento o indivíduo adequará seu discurso às diversas situações do cotidiano, saindo na frente na corrida ao mercado de trabalho por exemplo. Ainda de acordo com as informações colhidas eanalisadas no transcorrer da construção deste artigo, certificou-se então o quão complexo que é o ensino e a aprendizagem da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, entretanto o professor desta escola está conseguindo fazer com que alguns alunos consigam aprendê-la e aplicá-la em seu conhecimento cotidiano.


Palavras-chave: Gramática. Ensino. Aprendizagem. Conhecimento. Métodos.

INTRODUÇÃO

Oensino de Língua Portuguesa é uma tarefa desafiadora para os docentes da disciplina. As complexidades da disciplina juntamente com a forma que os professores trabalham acarretam algumas deficiências no aprendizado.
Por isso, visando averiguar como está à situação do ensino desta disciplina no último ano do ensino médio, etapa esta que prepara os alunos para os vestibulares, concursos e à vidaprofissional, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monteiro Lobato, com uma turma de terceiro ano.
Esta pesquisa obteve resultados que não fugiram muito as expectativas do projeto inicial, onde foi enfatizado a questão das dificuldades e os métodos de ensino adotado por muitos professores. Com o enfoque maior no conteúdo gramatical foram feitas a dez alunosdo terceiro ano dez perguntas a respeito do tema, sendo nove delas perguntas fechadas e somente uma aberta.
Os alunos através do questionário aplicado conseguiram mostrar como está o nível de conhecimento gramatical deles, como o professor está trabalhando o conteúdo em sala de aula, bem como algumas mudanças que eles gostariam que acontecessem durante o processo de ensino e aprendizagem dadisciplina, para que se obtivesse um aproveitamento maior.
Nesse sentido, é essencial que o docente possua perceptibilidade dos entendimentos de linguagem e consiga relacioná-los ao ensino de gramática, porque de acordo com Travaglia (2000), a maneira com que o docente de Língua Portuguesa concebe a linguagem é que origina seu jeito de ensinar a gramática em sala de aula. É a conjunção dessasconcepções que vai sustentar a prática docente e dar sentido ao seu trabalho. Trabalho este que deve implicar na aprendizagem de fato dos alunos, e não somente na “mascaração” da aprendizagem da gramática como vem acontecendo há muito tempo, pois o que se tem ensinado nas escolas não é a essência da gramatica, mas somente sua nomenclatura.
Também será ressaltado que a informação do porquê esta sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A tribo dos metaleiros no âmbito da sala de aula do ensino médio.
  • Algumas causas da indisciplina em sala de aula do ensino médio
  • Trabalhando preconceito na sala de aula
  • Trabalhando a sexualidade na sala de aula
  • TRABALHANDO COM PROJETOS EM SALA DE AULA
  • Trabalhando a variação linguística em sala de aula
  • Trabalhando gêneros textuais em sala de aula
  • Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio leia mais em: http:...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!