Teoria dos atos de fala

Páginas: 3 (690 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Teoria dos atos de fala

A linguística pensava que as afirmações serviam para descrever um estado de coisas e, portanto, eram verdadeiras ou falsas. Austin vai mostrar que a Linguística se deixavalevar por uma ilusão descritiva, pois é preciso distinguir dois tipos de afirmações: as que são discrições de estados de coisa, a que ele vai chamar constativas, e as que não são descrições deestados de coisa. Certos enunciados na forma afirmativa, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo da voz ativa, com as seguintes características: não descrevem nada e, por conseguinte, nãosão nem verdadeiros e nem falsos; Correspondem, quando são realizadas, à execução de uma ação. A essas ações vai chamar performativos.
Para que a ação correspondente a um performativo seja de fatorealizada, é preciso não somente que ele seja enunciado, mas também que as circunstâncias de enunciação sejam adequadas. Um performativo pronunciado em circunstâncias inadequadas não é falso, mas nulo,ele fracassou.
Há duas outras condições para o sucesso dos performativos, que são de natureza diferente, são as que fazem do performativo um ato verbal, vazio. Os performativos têm sucesso quandocertas condições são cumpridas, e fracassam, quando não são.
Austin abandona a ideia de que possa existir um teste puramente linguístico para determinar a existência do performativo e volta à própriadefinição do performativo, ou seja, ele é a realização, ao enunciar, de um ato pelo falante.
Para eliminar a ambiguidade dos performativos, temos de levar em conta a situação de enunciação, o modoverbal, e a entonação, etc. Mesmo os performativos explícitos podem ser ambíguos.
Para distinguir os constativos dos performativos, Austin vai discutir mais profundamente a questão: que é que se faz,quando se diz alguma coisa? Note-se que, quando se diz algo, realizam-se três atos: o ato locucionário ou locucional, o ato ilocucionário ou ilocucional, e o ato perlocucionário ou perlocucional.
Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos atos de fala
  • Teoria dos Atos da Fala
  • Teoria dos Atos da Fala
  • O PAPEL DA TEORIA DOS ATOS DE FALA NO CONTEXTO CHARGÍSTICO
  • Relações entre a teoria dos atos de fala e quadrinhos humorísticos
  • atos da fala
  • Atos de fala
  • atos de fala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!