Teoria ContratualistaThomas Hobbes

432 palavras 2 páginas
Teoria ContratualistaThomas Hobbes (1588 – 1679)

Os pontos básicos de distinção da teoria política hobbesiana:

O homem não é naturalmente um animal político (ou seja, que tende a viver em comunidade), mas antes um ser movido pelo autointeresse e pelo benefício próprio .
A cidade não é uma comunidade natural (o fim último de toda associação humana), mas uma criação artificial que surge mediante o pacto social entre os homens.
Os pontos básicos de distinção da teoria política hobbesiana:
A cidade não é anterior ao indivíduo (como uma associação que naturalmente surgirá), mas o indivíduo é anterior à cidade e pode existir fora dela.
A cidade não é um fim em si mesma, mas um meio para a autoconservação dos indivíduos

O estado de natureza em Hobbes.
A sociedade civil surge devido ao medo que os homens tem uns dos outros no estado de natureza ; ela é o meio mais seguro para a garantia dos interesses particulares.

No estado de natureza não há a presença do Estado ou de leis que regulem as ações humanas e determinem o justo e o injusto. Há portanto um estado de guerra , onde todos têm direito a tudo.

Para garantir a autopreservação neste estado de natureza é razoável que se ataque o outro antecipadamente .

"Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembléia de homens, com a condição de transferires a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as sua ações. Feito isto, à multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado, em latim civitas. É esta a geração daquele grande leviatã, ou antes (para falar em termos mais relevantes) daquele Deus Mortal, ao qual devemos abaixo do Deus Imortal, a nossa paz e defesa" (HOBBES, cap. XVII, p. 105-6)

Do direito natural ao surgimento do poder soberano.

No estado de natureza os homens são portadores do direito natural, ou seja, a liberdade de se valer de qualquer meio necessário à autoconservação. Mas esse mesmo

Relacionados