T´pecnicas de redação

10253 palavras 42 páginas
Redação

Marcelo Paiva

1

Aula 1
O ato de redigir
Não tenhas medo das palavras grandes, pois se referem a pequenas coisas. Para o que é grande os nomes são pequenos: assim a vida e a morte, a paz e a guerra, a noite, o dia, a fé, o amor e o lar. Aprende a usar, com grandeza, as palavras pequenas. Verás como é difícil fazê-lo, mas conseguirás dizer o que queres dizer. Entretanto, quando não souberes o que queres dizer, usa palavras grandes, que geralmente servem para enganar os pequenos.
Arthur Kudner (para seu filho)

A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de composição. Como, no entanto, ela encontra-se a serviço de um objetivo próprio e bastante específico, seu estilo apresenta características peculiares que a distinguem da redação literária ou rotineira. Enquanto a linguagem literária visa, predominantemente, a expressar e comunicar emoções, sentimentos ou vivências psicológicas, o texto para um concurso tem função primordial de desenvolver idéias, ora fundamentalmente informativas, ora fortemente argumentativas.

Aula 2
Linguagem oral e linguagem escrita
Efetuar-se-á o processo da comunicação por meio da linguagem oral ou da escrita basicamente. A expressão escrita difere, sensivelmente, da oral, muito embora a língua seja a mesma. Não há dúvidas: ninguém fala como escreve ou vice-versa. Em contato direto com o falante, a língua falada é mais espontânea, mais viva, mais concreta, menos preocupada com a gramática. Conta com vocabulário mais limitado, embora em permanente renovação. Já na linguagem escrita o contato com quem escreve e com quem lê é indireto, daí seu caráter mais abstrato, mais refletido. Exige permanente esforço de elaboração e está mais sujeita aos preceitos gramaticais. O vocabulário caracteriza-se por ser mais conservador. A língua falada está provida de recursos extralingüísticos, contextuais – gestos, postura, expressões faciais – que, por vezes, esclarecem ou complementam o sentido da comunicação. O

Relacionados