T´´opicos para discussão tga

1491 palavras 6 páginas
Tópicos para discussão – Capítulo 5 –
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

1)QUANDO SURGIU A TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS E, PORTATO, A ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO?
A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Expelosriência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reaçãoe oposição à Teoria Clássica da Administração.COM A ABORDAGEM HUMANÍSTICA, A TEORIA Administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. PG 101 2) Quais foram as origens da TRH?

Também denominada de Escola Humanística. Desenvolvida por Elton Mayo, a partir de sua experiência em Hawthorne. Originou-se: da necessidade de humanizar a Administração, do desenvolvimento das ciências humanas, das conclusões da experiência em Hawthorne.

3)EXPLIQUE POR QUE FOI FEITA A EXPERIÊNCIA DE HAWTHONE:

Fábrica da empresa americana de equipamentos e componentes telefônicos, Western Eletric Company. Objetivo: verificar se as condições físicas do trabalho têm influência sobre a eficiência dos operários A empresa não estava interessada em aumentar sua produção, mas em conhecer melhor seus empregados.

4)RESUMA A PRIMEIRA FASE DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHONE:

Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. PG 103

5)O QUE SIGNIFICAM O GRUPO EXPERIMENTAL E GRUPO DE CONTROLE?

GRUPO EXPERIMENTAL é o grupo formado para participar de uma pesquisa e sujeito a mudanças nas condições de trabalho.

GRUPO DE CONTROLE é o grupo que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho a fim de

Relacionados