T.G.A. TOYOTISMO

3327 palavras 14 páginas
TRABALHO DE TEORIA GERAL
DA ADMINISTRAÇÃO

Nova Esperança
28-11-2013
INTRODUÇÃO
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema).
Toyotismo, ou acumulação flexível, é um modo de produção que sucedeu o Fordismo a partir da década de 1970. Esse modelo industrial foi aplicado inicialmente no Japão em virtude das limitações territoriais existentes nesse país, que é extremamente dependente da importação de matérias-primas e dispõe de pouco espaço para armazenar os seus produtos. É caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquino faturados. Com esse novo modo de produção, a fabricação passou a não prezar mais pela quantidade, mas pela eficiência: produz-se dentro dos padrões para atender ao mercado consumidor, ou seja, a produção varia de acordo com a demanda. Com isso, foi implantado o sistema just-in-time (em tradução literal: “em cima da hora”). Nesse sistema, a importação das matérias-primas e a fabricação do produto acontecem de forma combinada com os pedidos dos consumidores, com prazo de entrega a ser cumprido. Dessa forma, a oferta de produtos nunca será maior do que a demanda, o que acarreta na diminuição dos produtos em estoque e dos riscos da queda de lucros dos investidores.

DEFINIÇÕES
A teoria da administração do final do século XIX e início do século XX mostra as idéias de Taylor e, posteriormente, de Fayol e Ford. Os modelos desses precursores da ciência da administração, como dito anteriormente, sobrevivem na administração das organizações brasileiras. Seus métodos e técnicas visam à execução das atividades dos trabalhadores como se estes fossem extensões da máquina. A concepção de qualidade, à época, estava ligada à quantidade de peças produzidas no menor

Relacionados

  • fordismo
    1069 palavras | 5 páginas