T cnico Infominas Utility Aula 2

2356 palavras 10 páginas
Curso preparatório para certificação

Técnico Infominas® Utility (Aula 2)

Conteúdo:
Conhecendo o Sistema Operacional o o o o o o

Estrutura de pastas do Windows
Programas da Inicialização
Processos do Windows
Antivírus
Otimização dos navegadores
Firewall

Conhecendo o Sistema Operacional
Aprenda a lidar com o sistema de pastas do Windows
Uma das maiores dificuldades dos usuários iniciantes em Windows é entender a localização e a estrutura das pastas do sistema operacional. De uma maneira bem simples, tudo funciona em uma espécie de pirâmide, do disco rígido para as pastas mais específicas do sistema.
Na prática é como se você tivesse um arquivo desses de escritório, com algumas gavetas, várias pastas dentro de cada gaveta e assim por diante. No caso do Windows é muito semelhante, como você confere no exemplo abaixo, que mostra as pastas mais utilizadas pelos usuários:
Conhecer essa estrutura é ideal porque a grande maioria dos aplicativos que criam arquivos no PC – músicas, vídeos, downloads – faz uso das pastas principais do sistema. A dica aqui é fuçar bastante em todas elas até que você lembre melhor onde cada diretório fica, o que torna bem mais fácil encontrar seus dados no PC.

Usuários
Nos Windows 7 e Vista, a pasta “Documents and settings” passou a se chamar
“Usuários”. Nela você encontra diretórios para todas as contas criadas no seu
Windows. Ao acessá-las você confere as pastas padrão para músicas, imagens, vídeos e outros documentos.

Em geral ao ripar músicas, passar imagens para o computador ou realizar downloads, os arquivos vão diretamente para estes locais. Por esse motivo conhecer as pastas é fundamental, assim você sabe exatamente onde procurar os dados.
Arquivos de programas (Program Files)
Aqui é onde praticamente todos os programas instalados no computador são inseridos. Ao acessar esta, você observa que há dezenas de pastas com os nomes dos aplicativos ou de seus desenvolvedores, o que inclui quase tudo o que é necessário para que os

Relacionados