T cnico Infominas Utility Aula 1

1800 palavras 8 páginas
Curso preparatório para certificação

Técnico Infominas® Utility
(Aula 1)

Conteúdo:
Hardware
o Placa Mãe o Discos Rígidos o Sistema de arquivos o Tipos de processadores o Memória o Fonte de alimentação

Placa Mãe

A placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível.
HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe.
COMPONENTES DE UMA PLACA MÃE PODEM SER
"Onboard" é o termo empregado para distinguir placas-mãe que possuem um ou mais dispositivos de expansão integrados.

•“Offboard", não contém nenhum item integrado, isto é, no máximo uma placa de som ou rede onboard.

Discos Rígidos
HD- Disco Rígido: É o local onde se instala o Sistema Operacional ( Windows,
Linux ), e onde armazenamos nossos arquivos ( word, Excel, pastas, fotos, vídeos, etc.). Nele se cria uma memória virtual quando necessário. Pode também ser chamado de Winchester.
Tipos de HD
HD IDE ou PATA Estes são os discos mais antigos e utilizam um cabo maior para a transmissão de dados — cabos com 40 ou 80 vias. Os discos IDE utilizam cabos de energia de quatro pinos, presentes na maioria das fontes padrão. Os HDs do tipo PATA são grandes e pesados, confira na imagem abaixo como identificá-los.

Velocidade do HD IDE:
IDE: até 133 MB/s;



HD SATA
O novo padrão de HD é o SATA e reconhecê-lo é bem simples, porque ele utiliza um cabo de oito vias bem fino. Relembra-se ainda que apesar de já existir os discos SATA 2 (a segunda versão desses HDs), fisicamente não há diferenças. Na figura abaixo há um exemplo de HD SATA e os respectivos cabos (de dados e de

Relacionados