T cnicas Fisioterap uticas

301 palavras 2 páginas
Técnicas Fisioterapêuticas
Massagem centrípeta: É a massagem de drenagem proximal. Consiste na estimulação manual das regiões de linfonodos superficiais e vias linfáticas, iniciando pelas vias proximais, prosseguindo com a estimulação de áreas mais distais, conseguindo o descongestionamento das vias linfáticas e melhorando o fluxo.
Bombas compressivas: São equipamentos com o objetivo de apertar o membro afetado afetado pelo edema para aumentar a drenagem dos fluidos. Devem ser aliados a outras técnicas para aumentar seus efeitos, já que aumenta os padrões de fluxo. Porém, nunca sozinha, porque não facilita a absorção de proteínas, podendo aumentar o risco de fibrose e permitir reaparecimento do edema.
Enfaixamento Compressivo: O sistema linfático consegue absorver com maior intensidade quando o membro do paciente está enfaixado com ataduras inelásticas e expostos a estimulação muscular. No entanto, as faixas podem ser elásticas ou inelásticas.
Exercícios Físicos: A atividade física gera uma ação mecânica no organismo (de movimento), fazendo com que os líquidos corporais se transportem, melhorando, assim, os padrões de fluxo linfático, o que fornecerá um bom prognóstico para o quadro de linfedema.
Drenagem Postural: Nos edemas graus 2 e 3, com níveis de fibrose, não apresenta resultados significativos se trabalhado individualmente. Porém associado a outras técnicas, melhora muito o prognóstico.
Técnica de Eletroforese: Essa técnica utiliza a corrente galvânica para ativar o próprio organismo à reequilibrar e normalizar de modo natural as alterações biológicas, que são responsáveis pelo aparecimento do edema. A corrente ativa a movimentação de líquidos no organismo, melhorando a circulação sangüínea e linfática. Essa movimentação faz com que ocorra a exclusão de líquidos e toxinas acumuladas em excesso em um determinado local. Este recurso terapêutico é bastante utilizado na prática clínica para aliviar a dor, fortalecer a musculatura, diminuir e restringir edema,

Relacionados

  • artigo 2 atps
    3319 palavras | 14 páginas