T Cnicas De Negocia O Aula 8 2013

943 palavras 4 páginas
Técnicas de Negociação

A Ética nas Negociações
PLT – Capítulo 7

1

cristianomagalhaes.wordpress.com
Ética e Moral
Embora estejam sempre juntos, não são sinônimos.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
A Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. É a “ciência dos costumes”. A Moral tem caráter normativo e obrigatório.
Já a Ética é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Ou seja, enquanto a Ética é teórica e reflexiva, a Moral é eminentemente prática.
2

cristianomagalhaes.wordpress.com
DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE ÉTICA
Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, sendo cada ser humano responsável pelos seus atos. Portanto, a ética relaciona-se a todos os contextos em que há um relacionamento e uma troca, como é o caso do processo de negociação. Disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, dispondo sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo.
(MAXIMIANO, 1974)
Costume, comportamento e caráter. É um rol dos conceitos aplicáveis às ações humanas que fazem dela atitudes compatíveis com a concepção geral do bem e da moral. (ANDRADE, ALYRIO E
MACEDO, 2007)
3

cristianomagalhaes.wordpress.com
Ética e as organizações
Ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema. (NASH, 1993)
É ético tudo que está em conformidade com os

Relacionados

  • Gestao De Pessoas
    9148 palavras | 37 páginas
  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas