T Cnicas De Aprendizagame

1129 palavras 5 páginas
Você pode estar cansado de ler blogs e sites dando pitaco em como você deve estudar e prometendo as melhores técnicas para aprender o conteúdo, mas quando existe respaldo científico ficamos muito mais atentos ao que pode nos auxiliar de fato. É o caso de uma pesquisa divulgada na revista científica Psychological Science in the Public Interest no ano passado. Eles mostraram as dez técnicas mais comuns de aprendizagem e avaliaram o grau de efetividade destas técnicas para a real absorção do conteúdo.
Alguns resultados são surpreendentes. Você vai ficar espantado de saber, por exemplo, que grifar textos e lê-los diversas vezes nem tem tanto poder assim no processo de aprendizagem. Ainda assim, todas as formas de estudo são válidas. Listamos abaixo, portanto, a lista destas 10 técnicas por ordem de maior relevância. A fonte de tradução foi o site mude. Nu. Confira:
1) Prática distribuída (utilidade: alta) A Revista diz que a prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só.
Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve estudar uma vez por dia.
A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra hora à noite.
2) Teste prático (utilidade: alta) Simular é o melhor caminho. Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.
No caso específico de concursos públicos ou Exame de Ordem, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de

Relacionados