T cnicas construtivas e morfologia

255 palavras 2 páginas
Arquitetura e urbanismo
Hipogeu de Tutancamon: Técnicas e Morfologia
Técnicas construtivas:
Os hipogeus são sepulcros escavados na rocha.
As tumbas eram construídas basicamente por motivos religiosos, e o esforço para sua execução suplantava até mesmo as necessidades de construção de habitações para a população.
A pedra e a argila se impuseram definitivamente sobre a madeira enquanto elemento construtivo das edificações. A pedra utilizada nos templos e nos túmulos era calcária.
O templo era uma obra longa. Sua construção levava às vezes centenas de anos para ser concluída.

Morfologia-
Estruturas:
Escadaria: Começa em uma pequena plataforma e tem 16 degraus terminando na primeira porta interna que estava selada e rebocada.

Entrada e corredor: Depois da primeira porta, um corredor descendente dá para a segunda porta selada, e então, para uma sala que Carter chamou de Antecâmara. Esta foi usada originalmente para portar o material deixado do funeral e os materiais associados com o embalsamento do faraó.
Antecâmara é a primeira sala, usada originalmente para portar o material deixado do funeral.
Câmara do sarcófago onde estava a tumba do faraó Tutancâmon.
Forma:
O hipogeu era preenchido por quatro capelas em madeira dourada encaixadas umas nas outras, que protegiam um sarcófago em forma retangular.
A planta comumente usada nas tumbas consistia em um longo corredor inclinado, descendo ate chegar nas salas. Em tumbas mais antigas o corredor vira 90º pelo menos uma vez. Esse traçado é conhecido como "eixo dobrado", e após o sepultamento os corredores superiores eram cobertos por cascalho, e a entrada da tumba era escondida.

Relacionados

  • sensivel
    8753 palavras | 36 páginas
  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas