SISTEMA OPERACIONAL LINUX

Páginas: 10 (2381 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Debian Gnu/Linux
História
O SURGIMENTO DO PROJETO GNU
Richard Stallman criou a FREE SOFTWER FOUDATION com a proposta para que todas as pessoas pudessem ter acesso a softwares livre com o direito de olhar o código fonte modificar e distribuir. Através da Free Software Foudation foi criado o PROJETO GNU que idealizava a criação de software completamente livre.
Essesistema operacional poderia ser compativel com o UNIX mas não poderia usar nenhuma parte do código fonte do UNIX, já que era fechado. O nome Gnu foi escolhido porque além do significado do mamífero era um acrônimo recursivo de “GNU is not UNIX”(em português “GNU não é UNIX”)
A partir de 1984, liderados por Richard um grupo de programadores começaram a desenvolver as principais peças de um sistemae aplicativos diversos. Em 1991 o sistema estava quase pronto, mas ainda faltava a parte mais importante o núcleo ou kernel, eles concentraram seus esforços num kernel chamado HURD


Linus Torvalds explorando o MINIX que era um sistema operacional limitado por ter fins didáticos, despertou a idéia de criar um novo sistema operacional mais completo baseado no UNIX utilizando as diretrizes doPOSIX observado no MINIX. Em 1991, disponibilizou na rede a primeira versão do kernel criado por ele, Linus queria que todos os programadores que quisessem se envolver no projeto auxiliassem-no na sua criação.
Essa comunidade quis homenagea-lo dando o nome o nome ao Kernel de LINUX (que é a contratação de Linus e Unix sistema em que o Linux foi baseado).


Mas o Linux ainda era apenas kernel eprecisava de todo o restante dos programas para funcionar como um SO completo, por coincidência, faltava exatamente o que foi produzido no Projeto Gnu. O Linux atingiu um nível de desenvolvimento que nenhum kernel criado pela Free Software Foudation havia alcançado suportava todas as peças do sistema operacional Gnu.
Numa dedução óbvia, foi ai que se pensou em juntar os dois GNU e LINUX. Assimsurgiu SO forte, completo e com todo o seu código aberto, atualmente o sitema operacional Gnu com o kernel Linux é conhecido como GNU/LINUX embora a maioria das pessoas se refiram apenas como LINUX.


PROJETO DEBIAN
O Debian foi lançado em 16 Agosto de 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante universitário, que escreveu o Manifesto Debian que apelava à criação de uma distribuição Linux a sermantida de uma maneira aberta, segundo o espírito do Linux e do GNU.
O Projeto Debian cresceu vagarosamente e lançou suas versões 0.9x em 1994 e 1995, quando dpkg ganhou notoriedade. Os primeiros ports para outras arquiteturas iniciaram em 1995, e a primeira versão 1.x do Debian aconteceu em 1996.
Bruce Perens substituiu Ian Murdock como líder do projeto. Ele iniciou a criação de váriosdocumentos importantes (o contrato social e o free software guidelines) e a legítima umbrella organization (SPI), bem como liderou o projeto através dos lançamentos das versões da ELF/libc5 (1.1, 1.2, 1.3).
Bruce Perens deixou o projeto em 1998 antes do lançamento da primeira versão Debian baseada em glibc, a 2.0. O Projeto continuou elegendo novos líderes e fazendo mais duas versões 2.x, cada qualincluindo mais ports e mais pacotes. APT foi lançada durante este tempo e o Debian GNU/Hurd também iniciou-se.
O ano de 1999 trouxe as primeiras distribuições GNU/Linux baseadas em Debian, Corel Linux e Stormix's Storm Linux, hoje descontinuadas mas que iniciaram o que é hoje uma notável tendência às distribuições baseadas em Debian.
Perto do ano 2000, o projeto se direcionou ao uso de repositóriosde pacotes e à distribuição "testing", alcançando um marco maior no que se refere aos arquivos e o gerenciamento de lançamentos. Em 2001, os desenvolvedores iniciaram conferências anuais, Debconf, com conversas, workshops, e a recepção aos usuários técnicos. A versão 3.0 de 2002 incluiu mais do que o dobro do número de pacotes da versão anterior e estava disponível para cinco novas arquiteturas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas operacional linux
  • Mandriva Linux Sistema Operacional
  • Principais sistemas operacionais do Linux
  • O sistema operacional Linux
  • Sistemas operacionais
  • Sistema operacionais (windows/linux)
  • sistema operacional linux
  • Sistemas operacionais: Windows e Linux

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!