SILVA, Cirlene* CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo. Parábola, 2002.

1370 palavras 6 páginas
CAGLIARI, Gladis Massini; CAGLIARI, Luiz Carlos. Fonética. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.105-142.
Em Fonética, Gladis Massini Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (2001) apresentam a Fonética e a Fonologia como duas ciências que possuem o mesmo objeto de estudo, sendo este objeto a língua, mas, tomado de diversos pontos de vistas diferentes. A principal função da Fonética é descrever os sons da fala. A Fonética Articulatória descreve os sons da maneira que eles são produzidos; a Fonética Acústica descreve os sons como eles são transmitidos e a Fonética Auditiva descreve os sons da maneira como eles são percebidos pelo ouvinte. Por outro lado, temos a Fonologia que interpreta os resultados obtidos da descrição dos sons da fala. Ou seja, a pesar de obterem o mesmo objeto de estudo, possuem uma abordagem bem diferente, a Fonética é uma ciência descritiva e a Fonologia é interpretativa e explicativa, “enquanto a analise fonética se baseia na produção, percepção e transmissão dos sons da fala, a análise fonológica busca o valor dos sons em uma língua – em outras palavras, sua função linguística.” (Gladis Massini Cagliari; Luiz Carlos Cagliari, 2001, p.106). Neste capítulo encontram-se princípios básicos da Fonética, dando maior importância à Fonética Articulatória por ser a área de investigação mais antiga dentro da tradição da Fonética linguística e a Fonologia estará tratada no próximo capítulo do livro no qual se encontra este mesmo artigo.
Os estudos sobre a Fonética Articulatória começam com a produção da fala, em que os autores descrevem os processos de produção: neurolinguístico, neuromuscular, aerodinâmicos, implosivo e ejectivo fazendo uma descrição detalhada do aparelho fonador.
Em seguida, os autores explicam o processo de fonação que “compreende as possibilidades articulatórias das estruturas da laringe e, sobretudo, das cordas vocais.” (Gladis

Relacionados

  • resenha do livro sociolinguística, uma introdução crítica. Louis-Jean Calvet
    619 palavras | 3 páginas