Salman Rushdie, Joseph Anton: Uma memória - Resumo

801 palavras 4 páginas
Salman Rushdie, Joseph Anton: Uma memória

Gonçalo Mendes, nº31, 10ºCHCT4

Salman Rushdie, um nativo da Índia britânica, é educado na Inglaterra, na Universidade de Exeter, e passa-se tornar um escritor. Seu primeiro sucesso é um livro chamado Crianças da Meia-Noite, que lhe traz o sucesso e a fama. O seu próximo livro, Os Versos Satânicos, incorpora teologia islâmica, e é bastante criticado por muitos muçulmanos em todo o mundo. O livro está condenado, e uma fatwa é emitida contra Rushdie, pedindo sua morte. O livro foi queimado, e as vidas de todos os associados com publicação estão ameaçadas, e alguns são até mesmo mortos. Rushdie e sua segunda mulher, Marianne, são levados em custódia, e passar o próximo ano se deslocam em torno de um esconderijo para outro.

"Joseph Anton" não é apenas sobre um homem que estava escondido de seguidores de um outro homem que estavam determinados a caçá-lo (como se ele fosse um animal) e matá-lo, por causa do que havia escrito no seu livro (que os autores ainda não tinham lido nem nunca o fariam). A fatwa sobre Salman Rushdie foi emitida a 14 de Fevereiro de 1989 - Dia dos Namorados e, desde então, ele foi forçado a deslocar-se de casa em casa, com a presença das forças armadas - que eram a sua sombra.

Um autor que sempre acreditou na liberdade de expressão e cresceu com essa filosofia em Bombaim, com os pais liberais, viu o mundo de forma diferente quando a fatwa foi emitida. As coisas começaram a mudar. Tal como as pessoas - para melhor ou para pior, mas mudaram.

"Joseph Anton" é o livro mais humano que já li até hoje. Salman Rushdie está com raiva e está ferido e não esconde as suas emoções. Ele é honesto para o núcleo - sobre seus casamentos, seus filhos e sobre a sua escrita. Os incidentes e eventos que tiveram lugar algumas vezes e estavam relacionados com o livro foram aterrorizantes - por exemplo, o tradutor japonês de Os Versos Satânicos foi assassinado. O editor norueguês foi baleado. Não pôde

Relacionados

  • Brics
    196068 palavras | 785 páginas