s.o

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2015
Introdução
Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados.
Um dos problemas em compreender um produto tão grande quanto a base de dados Oracle é conseguir obter uma boa noção de como ele funciona sem se perder nos detalhes.
Nos últimos 30 anos, o Oracle cresceu de apenas um dos muitos produtos similares desenvolvidos por diversas empresas que vendiam basesde dados até ser amplamente reconhecido como o líder nesse mercado. Embora versões antigas fossem tipicamente produtos de uma empresa iniciante, a qualidade e alcance cresceu tanto que suas capacidades técnicas são atualmente vistas como as mais avançadas no ramo. Com cada versão da base de dados lançada, o Oracle tem melhorado sua escalabilidade, funcionalidade e capacidade de gerenciamento.Antecedências do Oracle
Em 1983, a Relational Software Incorporated mudou de nome para Corporação Oracle (Oracle Corporation) para evitar confusões com um competidor chamado Relational Technologies Incorporated. Nessa época, os desenvolvedores tomaram uma decisão crítica de criar uma versão portável do Oracle em C (versão 3) que não apenas executaria em sistemas VAX/VMS da Digital, mastambém em Unix e outras plataformas. Por volta de 1985, a Oracle afirmava ter a capacidade de executar em mais de 30 plataformas. Algumas delas são curiosidades históricas hoje em dia, mas outras ainda estão em uso (além do VMS, alguns sistemas operacionais antigos com os quais o Oracle trabalhava incluem o MVS da IBM, o HP/UX, o IBM AIX, e a versão Solaris do Unix da Sun). O Oracle foi capaz depermitir e acelerar o crescimento de minicomputadores e servidores Unix durante a década de 1980. Hoje em dia, o Oracle também oferece essa portabilidade entre sistemas operacionais como o Windows da Microsoft e o Linux.
Adicionalmente ao suporte para múltiplas plataformas, outras características essenciais do Oracle incluídas no meio da década de 80 ainda encontram respaldo hoje em dia, incluindodesenvolvimento de programas complementares e ferramentas de suporte a decisões (inteligência de negócios), padrões ANSI para SQL entre plataformas e conectividade entre redes padrão.
A Oracle introduziu muitas características técnicas inovadoras na sua base de dados, como por exemplo, as modificações em modelos de computação e distribuição (que vão desde oferecer a primeira base de dadosdistribuída até dar suporte à primeira Máquina Virtual Java no sistema primário da base de dados para permitir computação de grade). O Oracle sempre ofereceu suporte para padrões emergentes como o XML, que foi importante para a criação da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, Service Oriented Architecture).







Evolução das versões do SGBD Oracle ano e a sua caracteristica
1977 Os Laboratórios deDesenvolvimento de Programas foram fundados por Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates.
1979 Oracle versão 2: primeira base de dados relacional comercial a empregar SQL.
1983 Oracle versão 3: base de código única para o Oracle em múltiplas plataformas.
1984 Oracle versão 4: conjunto de ferramentas portáveis, e consistência de leitura.
1986 Oracle versão 5 disponível de forma geral: base de dados relacionalOracle cliente/servidor.
1987 Conjuntos de ferramentas CASE e 4GL.
1988 Aplicativos Financeiros Oracle desenvolvidos na base de dados relacional.
1989 Oracle 6 disponível de forma geral: travamento em nível de linhas e cópias de segurança ativas (hot backups).
1991 Servidor Oracle Paralelo para plataformas com acesso paralelo intenso.
1993 Oracle 7: com otimizador baseado em custos.
1994 Oracleversão 7.1 disponível de forma geral: operações paralelas incluindo consultas, carga e criação de índices.
1996 Base de dados universal com SQL estendido via cartuchos, clientes leves e servidores de aplicativos.
1997 Oracle 8 disponível de forma geral: características objeto-relacionais e VLDB (Very Large Data Bases, bases de dados muito grandes).
1999 Oracle 8i disponível de forma geral:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio S.O
  • exercicios S.O
  • S.o. trabalho
  • S.o android
  • Resumo S.O
  • Estrutura S.O
  • S.o linux
  • Arquitetura s.o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!