S O Paulo

Páginas: 3 (689 palavras) Publicado: 4 de abril de 2015
São Paulo – Informal, visionário, franqueado ou social. Com mais de 5 milhões depequenas empresas, não poderiam faltar vários tipos de empreendedores. José Dornelas, especialistaem empreendedorismo, classifica os empreendedores em seu livro Empreendedorismo para Visionários. “O que eu tento mostrar é que o comportamento empreendedor pode existir em várias pessoas, independente da atividadedela”, conta Dornelas. 
Como cada um tem seus motivos para empreender, as variações são grandes. Há dois grandes grupos: os empreendedores por necessidade, que só empreendem para sobreviver, e osempreendedores por oportunidade, que identificam um nicho com potencial de crescimento. Veja a seguir os principais tipos propostos por Dornelas e descubra qual o seu perfil.
1. O informal-Este tipo ganhadinheiro porque precisa sobreviver. “O informal está muito ligado a necessidades. A pessoa não tem visão de longo prazo, quer atender necessidade de agora”, diz Dornelas.
O empreendedor deste perfiltrabalha para garantir o suficiente para viver, tem um risco relativamente baixo e não tem muitos planos para o futuro. “Esse tipo tem diminuído bastante com iniciativas como o Microeemprendedor Individual(MEI)”, opina.
2. O cooperado-Este tipo costuma empreender ligado a cooperativas, como artesãos. Por isso, trabalho em equipe é primordial. Sua meta é crescer até poder ser independente. “Empreende demaneira muito intuitiva”, explica Dornelas. Geralmente, estes empreendedores dispõem de poucos recursos e tem um baixo risco.
3. O individual-Este é o empreendedor informal que se formalizou atravésdo MEI e começa a estruturar de fato uma empresa. “Por mais que esteja formalizado, ele não está pensando em crescer muito”, diz Dornelas. Este perfil ainda está muito ligado à necessidade desobrevivência e geralmente trabalha sozinho ou com mais um funcionário apenas. 
4. O franqueado e o franqueador-Muitos desconsideram o franqueado como empreendedor, mas a iniciativa de comandar o negócio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S O Paulo
  • S o Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo Um
  • S o Paulo
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE S O PAULO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!