S NTESE O Desenvolvimento Da M Sica Vocal No Mundo

1085 palavras 5 páginas
Claretiano - Centro Universitário.
Doscente: Marialba Matos de Castro.
Discente: Edson Pereira Nogueira.
RA- 1177081

O DESENVOLVIMENTO
DA MÚSICA VOCAL DA HISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO DA MÚSICA VOCAL NA HISTÓRIA.
Desde a sua origem, a música esteve presente desde a era antiga especificamente na Grécia, e sua evolução se deve ao fato de sua prática ter sido desenvolvida no ambiente cristão -Música Litúrgica Cristã. Surgiu então cantochão que era um tipo de recitação em forma de oração com um toque melódico e posteriormente sofreu algumas mudanças na maneira de cantar através do canto silábico, melismático e neumático. No século 9 outro estilo surgiu, o uso da polifonia permitia a utilização de duas vozes distintas.
A partir daí formaram-se escolas de cantores e a mais famosa delas foi a escola de Notre-Dame liderada por Leonin e apesar de muitas escolas terem sido formadas, não havia a formalização da construção de conhecimento técnico/vocal. Através de Machaut principal compositor de vários motetes, canto polifônico livre, bem diferente do estilo musical cristão que era um gênero musical na Ars Nova, a música profana ocupa espaço através desse estilo musical que por sinal era de difícil execução.
Na fase renascentista muitas mudanças ocorreram na economia, no pensamento humano, assim como na visão artística. Na Idade Média, Deus era o centro do universo, enquanto no Renascimento o homem assumiu a posição de modificador desse universo, o canto saiu do domínio religioso e se expandiu desenfreadamente. Surgiram então os mercenas que patrocinavam os músicos da época, e com isso visavam reconhecimento político e econômico. Esses músicos eram de famílias ricas e geralmente se apresentavam nas embarcações mercantis o que promoveu então um intercâmbio entre os músicos de diferentes países viabilizando a comunicação, assim como a troca de experiências, influenciando uns aos outros na forma de se fazer música.
Nesse período, tida como vocal e profana a música atingiu um grau

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Do gesto a cena - a partitura de ação como eixo do processo criativo-pedagógico
    30520 palavras | 123 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas