S Ntese Piketty Corrigido

621 palavras 3 páginas
História Contemporânea
Unidade de Ensino de Lorena
Curso: Licenciatura em História
Professor: Mario José Dias
Aluno: Bruno Forasteiro
Síntese: O Capital no século XXI.
O livro de Thomas Piketty “O Capital no século XXI”, publicado em 2013, aborda um tema que foi muito discutido entre os séculos XVIII e XIX, e que veio perdendo espaço com o decorrer dos anos, a distribuição das riquezas e desigualdade. Para abordar esse assunto Piketty trata do crescimento econômico, relações de mérito e renda e distribuição de riquezas, sendo que o autor da maior ênfase neste último. Piketty acreditava que esse assunto deveria ser tratado em diversas áreas, e não deixado para os filósofos, historiadores, sociólogos e economistas, já que influiria diretamente nas vidas das pessoas, mas reforça a necessidade de se discutir em âmbito científico (com uso de métodos e sistemas) de forma a enriquecer o tema.
Piketty começa com algumas perguntas, que pretende responder durante seu livro. Essas perguntas são sobre como resolver o problema da desigualdade, e cita exemplos de Marx e Kuznets, autores que ele vai dialogar no seu livro, além de Marx e Kuznets, nomes como David Ricardo, Malthus e muitos outros vão ajudar na sua tese.
A desigualdade podia ser vista nos romances do século XIX, transmitiam informações sobre padrões de vida e grupos sociais diferentes. David Ricardo autor do século XIX, acreditava assim como Marx que só um grupo social se beneficiava do sistema capitalista, e que esse grupo no caso os detentores do capital se sobressaia sobre os Proletários (Trabalhadores). Marx tratava os detentores do meio de produção como (Capitalistas Industriais), e Ricardo como (proprietários de terras).
David Ricardo via um cenário onde a terra tinha muito valor, acreditava que a terra era um meio escasso e seu preço subiria com o tempo de acordo com a lei da oferta e da demanda, fazendo assim então os proprietários de terras obterem maior lucro, e os de classe mais baixa tendo a renda

Relacionados