S Ntese Mito 1 E Texto Minha Rela O Com A L Ngua Portuguesa

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Universidade Federal do Sul da Bahia – Campus Sosígenes Costa
Discente: Aleff Alves Silva
Componente Curricular: Língua, Território e Sociedade



Síntese – Mito 1 – “A língua portuguesa faladano Brasil apresenta uma unidade
surpreendente”


Apontado pelo autor como o maior e o mais sério de todos os mitos sobre a língua portuguesa, este mito trás consequências a educação porque utilizandodesse argumento de unidade ensinado nas escolas, passa a ideia de existência de uma única língua comum a todos os brasileiros sem levar em conta a sua variabilidade resultada de diversos fatoresinerentes a cada grupo da população.
Essa variabilidade tem como causa não somente as particularidades regionais e da grande extensão do território do país, mas também a injustiça social que separaaqueles falantes da norma culta padrão e da norma não-padrão.
Apesar da grande parcela dos brasileiros falarem o português, não se pode falar em unidade surpreendente ou homogeneidade da língua, pois háessa imensa diversidade linguística e é dever da escola e das instituições voltadas para a educação desmitificar o conceito de unidade para que as pessoas marginalizadas como falantes de uma línguanão-padrão possam “melhor planejarem suas políticas de ação junto à população amplamente marginalizada”, que traz para a sala de aula uma bagagem linguística que difere da que, naquele ambiente, seráensinada.





Minha relação com a Língua Portuguesa


A língua portuguesa é um dos fatores relacionados a minha identidade, é meu chão, minha história. É o reflexo da cultura que aprendi com meus pais,avós com meus vizinhos, com as pessoas que passaram pela minha vida.
Gosto de falar da minha língua incluindo uma particularidade regional, meu "baianês". Sei que não sou restrito a esse sotaque,essa forma de falar. Pelos lugares que passei não encontrei sotaque mais engraçado, encantador, e percebo como em muitos outros lugares a sua diversidade estando no mesmo território. O "baianês"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • L Ngua Portuguesa Texto E Contexto
  • etapa 1 l ngua portuguesa
  • DIFICULDADES DA L NGUA PORTUGUESA 1
  • L NGUA PORTUGUESA 9 S ANOS
  • ESTUDOS ORIENTADOS L NGUA PORTUGUESA 1
  • 1 Aula De Metodologia Da L Ngua Portuguesa
  • L ngua Portuguesa Slideshow da Teleaula 02 1
  • ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE L NGUA PORTUGUESA 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!