S Ntese Metodologia Da Pesquisa Eduardo Moresi

353 palavras 2 páginas
Síntese de Metodologia da Pesquisa
Eduardo Moresi Quando se tem um tema, tem que se fazer a pergunta por quê quero pesquisar isso. O projeto de pesquisa é uma forma de comunicação. Eu tenho que comunicar, comunicar pra quem? A comunicação precisa de meios. Existem diversos meios de comunicação: escrito, midiático, verbal, etc. Colégios invisíveis: transformar o meio em local de troca de experiências e ideias para o projeto/dissertação. Portanto, eu tenho que transformar os locais que frequento em meios apropriados de trocas e discussão. Perguntas a serem respondidas: Por que eu quero fazer esta pesquisa (causa)? e Para que (fim)? O projeto tem que ter uma linguagem científica, clara e direta. Saber estabelecer a correlação teoria e prática no projeto. A procura de bibliografia é a prática, mas quais bibliografia é a teoria. Tem que haver um fluxo entre leitura e pesquisa. Logo nas áreas de humanas dificilmente segue­se o cronograma montado. Inserção social do trabalho. Qual a minha inserção social. Para escrever o projeto tem que ter sensibilidade (empatia), imaginação (uso da lógica, da suposição), criatividade, humildade (ouvir o outro) e confiança. Tipos de pesquisas
Pode ser aplicada, quantitativa, qualitativa, hermenéutica.
* A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento e inovação para o uso prático em curto e médio prazo.
Na dissertação pode ser criado um item falando da sua produção, do seu produto ou isso pode ser um resultado futuro da dissertação. Logo o ideal é criar um produto que possa ser apresentado em forma de relatório na dissertação.

* A pesquisa quantitativa é uma técnica, se não for aliada à qualitativa. Quando aliada, ela é uma metodologia. A pesquisa qualitativa é análise, é recorrer à bibliografia.
* Pesquisa

Relacionados