S Ntese MELLO Sylva Leser De

685 palavras 3 páginas
Nome______________ RGM: 00000-0
Nome______________ RGM: 00000-0
Nome______________ RGM: 00000-0
Nome______________ RGM: 00000-0

Síntese: Psicologia e Profissão em São Paulo

Curso: Psicologia
Disciplina: Práticas Profissionais
Professora: Silva

UNI
São Paulo – 2014
O profissional de Psicologia tem uma posição singular perante a sociedade moderna, pois sua formação básica é intelectual, tendo familiaridade com os métodos da ciência. O Psicólogo não é um cientista, mas sua formação fica no intermédio entra a ciência e o homem com seus problemas práticos.

O estudo de Parsons e Merton notou-se que uma parte significativa do prestigio que a profissão tem, pelo lado do homem comum é por causa das realizações práticas. Mas em algumas outras profissões, ao contrário, se deve a vinculação de seu processo da ciência. As funções do profissional são superiormente sociais, ele exerce suas funções sociais tanto quanto um representante da ciência.
Algumas profissões tem um destaque maior na sociedade, aos olhos do homem comum por uma vinculação com o progresso da ciência e tecnologia. Na psicologia o homem não tem esse sentido de "um homem da ciência que entra em contato com o homem comum”. Nesse sentido o psicólogo enfrenta problemas na sua área de atuação, e para lidar com isso o profissional precisa de uma imagem mais adequada ao seu conteúdo de ciência aplicada, fazendo divulgação dos trabalhos psicológicos por meios de comunicação de massa. Apesar de que nem sempre a divulgação são bem sucedidas, a psicologia luta para vencer este obstáculo.

O exemplo, no texto é citado sobre a profissão do físico que é mais favorável, pois as pessoas não julgam entender a área quando é dado algum diagnóstico e não exige nenhum tipo de comprovação. O psicólogo quando vai atender um paciente e avalia, muitas vezes são exigidas provas explicitas. Alguns leigos aceita facilmente o que é demonstrado com a ciência porque a linguagem apresentada pelos profissionais

Relacionados