S Ntese Do Livro Ra Zes Da Psicologia T1

6241 palavras 25 páginas
Síntese do Livro Raízes da Psicologia:

O livro Raízes da Psicologia trata da história da psicologia e sua firmação como ciência autônoma, colocando em evidência as questões da psicologia em três momentos específicos: a fase pré-científica, científica e a sua visão atual. A primeira fase, pré-científica, é dividida em dois momentos distintos: o primeiro vai engloba a Idade Antiga e Média, e o segundo inicia-se com a Idade Moderna e vai até a psicologia científica. O primeiro se caracteriza por ser essencialmente filosófico e está dividido em três períodos: o cosmológico, o antropocêntrico e o teocêntrico. O segundo momento, ou seja, a Fase científica, compõe-se de duas etapas: o nascimento da psicologia científica e a sua posterior sistematização com as escolas psicológicas do séc. XX, das quais enquadrou o estudo na mesma época.
Período Cosmológico:
Houve a origem da Psicologia e da Filosofia na Grécia, ambas ciências caminharam juntas por um longo tempo. A Psicologia surge da Filosofia. A preocupação da época era entender e explicar o cosmo, saber de que matéria era feito, buscar o seu princípio, explica que se dava por conceito mitológicas até o momento. Para eles a complexidade constituía o mundo das aparências, enquanto a verdadeira realidade era a unidade simples, que era a fonte dos mundos, ou seja, a complexidade, na visão do período cosmológico, esconde um mundo de pura aparência e os elementos mais simples constituem sentimentos mais profundos, mais próximos de sua essência, por isso são elementistas. Na época houve a superação do modelo mitológico e a racionalidade passou a ocupar o espaço.
Filósofos pré-socráticos:
Tales de Mileto (640-548 a.C.): preocupado com o movimento e transformação das coisas, buscou uma substância única, que permanecesse estável apesar das mudanças: a água. Para Mileto, a água é encontrada na maior parte dos componentes de todos os reinos e se ela nos nutre, é possível também que tenha dado origem à vida.
Heráclito de Éfaso

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas