S ntese do Filme Carandiru

558 palavras 3 páginas
Síntese do Filme Carandiru

O filme em questão vem narrar através de relatos dos presidiários ao médico Dráuzio Varella, o que ocorre no cotidiano desativado presídio do Carandiru. Segundo conta o filme, no ano de 1989, o médico iniciou neste presídio, um trabalho voluntário com relação a prevenção da AIDS.
Dentro do presídio, o médico vive com diferentes tipos de pessoas, onde se depara com situações bem diferentes das que a sociedade imagina ocorrer em um presídio no que se refere à questões de condições da instalação dos presos, o tratamento e das habituais cenas de violências dentro do presídio, bem como as regras de convivências entres os presos.
Como podemos verificar no filme, diferente do imaginado, apesar de cenas de violências ocorrerem, não eram somente os policiais que controlavam, mas sim, os próprios detentos, tendo em vista que na visão dos mesmos, isto fazia parte do mínimo necessário para sua segurança, haja vista que no presídio, se convive com diferentes facções ou presidiários com diferentes formas de pensar.
Nos relatos dos presos ao médico, se é observado que até mesmo dentro do presídio, existiam leis de conduta moral, leis extremamente rigorosas baseada na educação básica e convivência sadia entres os presos, onde o descumprimento das regras acarretava em sanções graves, onde o descumpridor sentia na pele os efeitos da falha cometida. Estas “leis” alcançavam todos os pavilhões, ou seja, muito parecido com um código de conduta. Um dos exemplos de falta grave, era se um presidiários palitasse os dentes enquanto outro tivesse comento, isto, era inaceitável dentro das regras.
Outra questão relatada no filme era a realização de uma distinção entre os presos internamente, que nós da sociedade, não conseguimos enxergar. Podemos observar que distintamente do que a sociedade enxerga, onde todos os criminosos são iguais independentes dos crimes cometidos, dentro do presídio, esta questão se faz de forma diferente, como por exemplo, os traficantes

Relacionados