S Ntese Do Cicloexanol

1495 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-UFOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS – ICEB
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA-DEQUI
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL – QUÍMICA ORGÂNICA

Desidratação do cicloexanol

Docente: Alceni Augusta Werle
Discentes: Gleicekelly Silva Nayara Quites Hércules Gidel

Ouro Preto

Agosto de 2013
Sumário

Introdução 3
Objetivos 5
Materiais utilizados 6
Parte experimental 7
Resultados e discussões 9
Conclusão 12
Referências bibliográficas ------------------------------------------------------------------------------------13

Introdução
Reações de eliminação são uma das mais importantes e fundamentais classes de reações químicas. Como o próprio nome já diz, uma parte da molécula do substrato é removida da estrutura molecular e passa a constituir outra substância. Essas reações são reversíveis, forma-se um equilíbrio dinâmico com o ácido reagindo com o alceno formando novamente o álcool. Uma das formas de revertermos essa situação é retirarmos um dos produtos assim que é formado, como por exemplo, se retirarmos o alceno assim que ele é formado, tiramos um dos reagentes da etapa reversível, impossibilitando da reação reversa acontecer.
Entre os tipos de reação de eliminação trataremos neste trabalho das reações de eliminação unimolecular ou de primeira ordem, representada pelo símbolo E1. Também chamadas de reações de desidratação de alcoois, nesse tipo de reação há a formação de um carbocátion intermediário, o que faz com que a maior barreira energética a ser vencida é o intermediário, não dependendo a reação do reagente adicionado junto ao álcool, e sim da concentração deste substrato.
Uma prática muito comum para a separação do produto formado em uma reação de desidratação de alcoois é a destilação fracionada, ou também a destilação simples, onde experimentalmente, toma-se vantagem do fato de que os alcenos entram em ebulição a temperaturas mais baixas que os álcoois a partir dos quais eles são

Relacionados