S NTESE DE HOMEOPATIA

514 palavras 3 páginas
SÍNTESE DE HOMEOPATIA¹
Alunas: Dynara Noronha e Emilly Mororó

Segundo Dantas (1998), a homeopatia é um sistema terapêutico de caráter sistêmico, fundamentado no princípio vitalista e na lei dos semelhantes, postulada por Hipócrates no século IV a.C.
“Sua prática terapêutica consiste em curar os doentes valendo-se de remédios preparados em diluições infinitesimais e capazes de produzir no homem aparentemente sadio sintomas semelhantes aos da doença que devem curar num paciente específico” (DANTAS, 1998).
É uma terapêutica médica que foca na compreensão do indivíduo dentro do seu contexto e no aspecto pessoal de suas reações diante das agressões. Nestas aplicações de terapias desses pressupostos, o que mais se valoriza é a individualidade humana, elegendo, dentre os milhares de substâncias experimentadas, aquela que apresente a "totalidade de sintomas característicos de cada paciente" (TEIXEIRA, 2006).
A homeopatia é uma terapia específica de estímulo do organismo doente, na qual a escolha do medicamento é feita de acordo com os sintomas do caso (PIRES, 2005).
Konefal (2002), dizia que, “em relação aos “tipos de doenças” passíveis de tratamento, os respondentes apontaram que a homeopatia é “eficaz” apenas nas doenças crônicas (52%) e nas doenças psicossomáticas (18%).”
Em geral, a procura da consulta homeopática pelos informantes se deu ao longo de um processo de busca de solução para um problema de saúde para o qual o tratamento convencional se mostrou ineficaz (MENDICELLI, 1994).
A reforma sanitária brasileira e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 1980, se mostraram ressonantes aos princípios doutrinários homeopáticos, abrindo as portas à entrada da homeopatia no SUS (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001). Embora a homeopatia seja uma racionalidade médica coerente e busque atender as demandas de saúde de forma abrangente e universal, reforçando os princípios norteadores do SUS, é imprescindível seu reconhecimento, valorização e disponibilidade a toda

Relacionados

  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas
  • Ervas do sítio
    42196 palavras | 169 páginas
  • Ervas do Sítio - Apostila Fitoterapia
    43295 palavras | 174 páginas