S NTESE DA PROPANONA

371 palavras 2 páginas
QUÍMICA ORGÂNICA

SÍNTESE DA PROPANONA
QUESTIONÁRIO

Medianeira - PR
Março / 2015
AULA PRÁTICA – SÍNTESE DA PROPANONA

Neste experimento, em uma aparelhagem própria para destilação, foi obtida a cetona através da reação de oxidação do 2-propanol (álcool secundário).
Em um balão de 250 mL dissolveu-se 8 mL de 2-propanol em 30 mL de água destilada e foram colocadas bolinhas de vidro no balão. Em um funil de adição colocou-se 75 mL de solução sulfocrômica. A solução do balão foi aquecida até a ebulição, em seguida, a solução do funil de adição foi colocada no balão sem deixar destilar. Após adicionar a solução oxidante, destilou-se a cetona lentamente, a uma temperatura média de 60º C.

QUESTIONÁRIO

1- Quais os produtos formados na reação de oxidação com K2Cr2O7/H+ dos seguintes compostos:
a) 1-propanol

b) 2-pentanol

2- Na oxidação de um álcool primário a aldeído, por que o produto formado deve ser removido da reação por destilação?

R: Os aldeídos são oxidados aos ácidos carboxílicos facilmente, então para que o aldeído não se transforme em ácido carboxílico, a oxidação de um álcool primário a aldeído deve utilizar um oxidante mais forte do que o utilizado para oxidar o aldeído a ácido carboxílico e consequentemente uma temperatura mais alta que a do ponto de ebulição do aldeído que será formado, assim por meio de uma aparelhagem específica, ele vai evaporando e sendo destilado.

3- Justifique o fato de que a oxidação de álcoois secundários resulta em melhores rendimentos do que a oxidação de álcoois primários.

R: A oxidação de álcoois secundários apresenta melhor rendimento, pois irá formar apenas um produto, já os álcoois primários irão formar primeiro o aldeído e depois o ácido carboxílico.

4- Além da oxidação de álcoois secundários relate outro método para a preparação de cetonas.

R: Além do método de oxidação de álcoois secundários, outro método para a

Relacionados