S Ntese Cisne Negro

451 palavras 2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Psicologia
Disciplina – Psicanálise II

Cristiane Silvia M. de Carvalho Patrícia Ribeiro Matos Barreto
Ilca Werneck
Ione Aguilar

SÍNTESE DO FILME CISNE NEGRO

Belo Horizonte
2012

O filme cisne negro, retrata uma menina doce e tímida, vivida por Nina (Natalie Portman), totalmente controlada pela mãe que é superprotetora. Nina é uma bailarina que vive em função dos desejos e sonhos da mãe, que foi uma ex- bailarina, que não pode dar continuidade a sua carreira de balé. Nesse sentido, Nina busca o papel principal do balé, “Rainha do Cisne”. Nina apresenta duas personalidades, uma de uma menina doce, vivida pelo cisne branco e outra totalmente o oposta e assustadora, o cisne negro. Nesse caso, o cisne negro, representa o ID, ou seja, o inconsciente da personagem, que está ligado às paixões e desejos sendo grande reservatório da libido. O cisne negro representa a liberdade de Nina, a parte obscura e inacessível (pulsões).
Nina vai até o diretor Thomas (Vicent Cassel), e o pede o papel principal, mas o diretor diz que ele precisa de uma bailarina que seja capaz de representar os dois papéis (Cisne branco e o preto). Mas Nina, é muito doce e tímida para o papel do cisne negro, já que este era necessário ser mais agressiva e sensual. Porém ela era perfeita para o cisne branco, pois ela tinha todos os requisitos necessários, para tal papel. Thomas então, tenta seduzir Nina através de um beijo e ela reage com uma mordida em seus lábios. A partir desse contexto, Thomas percebe o lado obscuro, agressivo e sensual de Nina e acredita que ela pode realizar os dois papéis.
Lily (Mila Kunis), é uma bailarina que aparentemente parece ser a rival de Nina, pois ela é atraente, sensual e se sente na liberdade de realizar os seus desejos. Lily é a bailarina ideal para o papel do cisne negro. Por isso, Nina deseja ser Lily, fantasiando e alucinando suas pulsões sobre ela, pois Nina vive em

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas