S ndrome do imobilismo

1409 palavras 6 páginas
Síndrome do imobilismo
A síndrome do imobilismo trata-se de um conjunto de alterações que ocorrem em indivíduos que permanecem acamados por um longo período. Essas alterações podem afetar todos os sistemas do corpo e seus efeitos comprometem a funcionalidade do paciente.
Considera-se que de 7 a 10 dias de imobilização é um período de repouso, não trazendo grandes alterações sistêmicas. De 12 a 15 dias já é considerada imobilização propriamente dita, podendo já apresentar algumas alterações na funcionalidade do organismo. Períodos de imobilização acima de 15 dias já são considerados decúbitos de longa duração e podem apresentar alterações sistêmicas irreversíveis, caso não tratadas corretamente.
Independente da condição que levou o paciente ao decúbito prolongado, esta síndrome evolui para problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios, digestórios, neuromioarticulares e, muitas vezes, psicológicos.
1 Efeitos sobre o aparelho locomotor
Geralmente é sistema mais acometido pelo imobilismo. A inatividade afeta diretamente a força muscular, a resistência à fadiga e a força exercida pela gravidade nos ossos e tecidos de apoio. Estima-se que para cada semana de imobilização completa no leito, o paciente pode perder de 10 a 20% do seu nível de força muscular inicial, sendo que, por volta de quatro semanas de imobilização o paciente terá perdido aproximadamente 50% de sua força total.
As principais alterações musculares relacionadas ao imobilismo são:
Diminuição do nível de glicogênio e ATP no ventre muscular;
Comprometimento da irrigação sanguínea muscular;
Baixo débito de O2, com consequente diminuição na capacidade oxidativa;
Diminuição da síntese proteica;
Atrofia das fibras musculares;
Diminuição do número de sarcômeros;
Diminuição do torque;
Incoordenação gerada pela fraqueza muscular generalizada;
Dor/desconforto.
Os primeiros músculos afetados pela imobilidade são os músculos dos membros inferiores e do tronco, que tem como função principal resistir à

Relacionados

  • S Ndrome Do Imobilismo
    1157 palavras | 5 páginas
  • S NDROME DO IMOBILISMO
    1214 palavras | 5 páginas
  • S NDROME DA FRAGILIDADE E IMOBILISMO
    1578 palavras | 7 páginas