S Ncrese

390 palavras 2 páginas
PELE

A pele recobre toda a superfície do corpo, e é constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme. E uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo dando continuidade a derme esta o tecido celular subcutâneo, como é escrito pelos autores, e para eles o tecido celular subcutâneo não faz parte da pele, apenas serve de união com os órgãos subjacentes, é um tecido conjuntivo frouxo que contem muitas células adiposas.
A pele é um dos maiores órgãos e atinge 16% do peso corporal, desempenha múltiplas funções. Protege o organismo contra desidratação, atrito, graças a camada queratinizada da epiderme, recebe constantemente informações do ambiente e manda para o sistema nervoso central, por meios de terminações nervosas sensitivas. Colabora para termorregulação do corpo, graças a seus vasos sanguíneos, glândulas e tecido adiposo. A melanina que é acumulada na epiderme tem ação protetora contra raios ultravioletas.
A epiderme é a camada superficial, e as células mais abundantes nessas camadas é os queratinócitos. A epiderme apresenta ainda três tipos de células: melanócitos, células de langerhans e as de merkel. A espessura da epiderme variam de acordo com o local estudado, sendo mais espessa na palma da mão e planta dos pés, e em algumas articulações. Vista da derme para cima, contem 5 camadas: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camada córnea.
A derme é o tecido conjuntivo onde se apoia a epiderme e une a pele o tecido subcutâneo. A derme é constituída por duas camadas de limites pouco distintas: a papilar, superficial, e a reticular mais profunda.
A papilar é constituída por tecido conjuntivo frouxo que forma papilas dérmicas. Nessa camada encontram-se fibrilas especiais de colágeno, que um lado é inserido na membrana basal e o outro na derme.
A camada reticular é constituída por tecido conjuntivo denso. A derme reticular e papilar contem muitas fibras elásticas, responsáveis em parte pela

Relacionados