Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba. FICHAMENTO

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.

Introdução

O presente artigo, elaborado pelo professor Doutor em Geografia Francisco Mendonça trata da problemática criada a partir da urbanização na modernidade, no que se refere à qualidade e das condições de vida a partir de um viés socioambiental no sistema urbano, vulnerabilidadeambiental na cidade moderna e o Sistema Ambiental Urbano.
O mesmo utiliza-se dos problemas que ocorrem na região metropolitana de Curitiba.


Alguns novos conceitos envolvidos na análise dos problemas ambientais urbanos:

Ideia central: contextualização de impactos ambientais, e sua inter-relação com a sociedade.

Os impactos ambientais urbanos, por muito tempo, tiveram seu foco de pesquisano cunho naturalista, dando maior atenção à degradação do meio ambiente em detrimento a condição humana na urbe. A partir destes estudos, chegou-se a conclusão que o tempo da natureza é lento já o da sociedade rápido. Esta visão é generalista, visto que nem todos os processos naturais são lentos e nem todos os processos de alteração da sociedade são rápidos.
Exemplo: desastres naturais comoterremotos são rápidos, já o desenvolvimento de uma determinada sociedade pode ser lento, especialmente se não houver acesso a tecnologias, que poderiam alterar essa sociedade, tornando-a suscetível as rápidas alterações naturais.
Tal vulnerabilidade está relacionada também a classe social que o homem se encontra: enquanto a alta classe, composta por indivíduos com maior poder aquisitivo e, porconsequência com mais acesso as tecnologias disponíveis, tem a impressão que pode controlar tanto tempo quanto a natureza, as classes com menor poder aquisitivo, sem acesso a tais recursos, fica a mercê das intempéries e desastres naturais, sem um controle, ou pseudo controle do tempo.
Essa segregação sociofinanceira acaba por criar, dentro da cidade, subdivisões: a cidade formal, constituída dosindivíduos detentores da tecnologia e do poder financeiro, e a cidade informal, feita pelos indivíduos marginalizados, que ficam a margem dos perigos naturais, devido a sua posição geográfica na cidade, em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos de terra, contaminações e explosões (riscos tecnológicos), constituindo risco a sua população.
Quando se trata de riscos ambientais urbanos, como os citadosacima, há necessidade de definir uma escala de gravidade e uma definição dos riscos, sejam potenciais ou comprovados, bem como aspectos socioeconômicos, que podem variar de país a país.
Partindo deste pressuposto, Grazia e Queiroz (2001, p. 15) definem como espaço socioambiental “aquele onde vive e no qual articula indissoluvelmente sociedade e meio ambiente”. Assim sendo, as questõessocioambientais não podem ser separadas das condições sociais, especialmente a condição de pobreza, pois ela está intimamente ligada à fragilidade socioambiental.
Essa fragilidade, ou vulnerabilidade socioambiental, é definida por Blaikie et al. (1994) como “características de uma pessoa ou grupo em termos de sua capacidade de antecipar, lidar com, resistir e recuperar-se dos impactos de um desastreclimático."
Porém, no que se refere a cidade, essa fragilidade não limita-se as peculiaridades de um desastre climático, citando Dubois-Maury e Chaline (2002, p. 10), “a vulnerabilidade da cidade concerne evidentemente aquela dos homens e dos bens que ela concentra, mas ela implica, muitas vezes também, aquela de seus poderes, de sua imagem e de sua dimensão”.
Segundo Mendonça (2004 p. 4)

''Assim,torna-se necessário levar em consideração que nem todos os problemas que acometem as cidades são derivados desta interação, e que muito provavelmente a maioria não o seja; a identificação de problemáticas constitui, assim, numa primeira etapa para a aplicação desta proposta. ''

Algumas observações da vulnerabilidade socioambiental na cidade de Curitiba/PR

Ideia central: Crescimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento artigo Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: Uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.
  • Vulnerabilidade e risco
  • risco e vulnerabilidade
  • Resenha literária
  • FICHAMENTO DO TEXTO: “S.A.U.
  • Mobilidade urbana sustentável em curitiba
  • Risco e vulnerabilidade na dimensão da saúde
  • ANALISE DE RISCOS E VULNERABILIDADES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!