´Resenha sobre o texto ensinar é aprender, não é transmitir conhecimentos” do autor, josé manuel moran

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
I - Introdução
O texto de José Manuel Moran nos fala que, muito mais do que ensinar ou aprender, seja presencialmente ou à distância, a educação é um processo dinâmico e interativo, caracterizado em sua essência pela transmissão e aplicação de valores. Educar é transmitir, pela exemplificação, valores de defesa da vida, direitos, justiça social, cooperação, fraternidade, igualdade esolidariedade. Nessa interação o educador deve exercer sua autoridade e sua liberdade. Liberdade esta que deve ser vivida em sua totalidade com a autoridade em uma relação dialética, centrada em experiências estimuladoras de decisão e responsabilidade. Nos mostra ainda, que a teoria deve ser adequada à prática cotidiana do professor, que passa a ser um modelo influenciador de seus educandos, ressaltando quena verdadeira formação docente devem estar presentes a prática da criticidade ao lado da valorização das emoções. Assim como na comunicação, a educação envolve, basicamente, a capacidade de pensar e relacionar-se.

II - Desenvolvimento
Pensando com o autor, o ato de ensinar e o de aprender são o verso e o reverso de uma mesma medalha: a educação. Implicam em uma ação colaborativa, participativae de construção conjunta. Para que a ação transformadora da educação se processe, é preciso haver interação humana, conversação, debates de ideias e, consequentemente, a conectividade de intenções, a concretização de ações inclusivas e trabalho em equipe. Existe a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática umareprodução alienada, sem questionamentos. Ensinar é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade da realidade em que o educando está inserido. Educar é mostrar que a inter-relação, a parceria, a colaboração são fundamentais para o crescimento pessoal e da comunidade. Educar é despertar no homem a possibilidade da ação comprometida com o interpessoal e a consciênciade que toda ação tem reflexo para além do pessoal e atinge os que estão ao seu redor. Educar é permitir, aos interlocutores educativos, a dúvida, o erro, a possibilidade de revisar e alterar posições a partir de uma argumentação sólida.
Ainda, segundo o autor, existe a necessidade dos educadores criarem as condições para a construção do conhecimento pelos educandos como parte de um processo emque professor e aluno não se reduzam à condição de objeto um do outro, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Essa linha de raciocínio existe por sermos seres humanos e, dessa maneira, temos consciência de que somos inacabados, e esta consciência é que nos instiga a pesquisar perceber criticamente e modificar o queestá condicionado, mas não determinado, passando então a sermos sujeitos e não apenas objetos da nossa história, pois o fracasso educacional deve-se em particular a técnicas de ensino ultrapassadas e sem conexão com o contexto social e econômico do aluno.
Já na segunda parte, o texto “Tecnologia Educacional” fala que muitos educadores já perceberam que a educação autêntica não se faz sem aparticipação genuína do aluno, que a educação não se faz transmitindo conteúdos, mas na interação. No entanto, esta premissa ainda não mobilizou o professor diante da urgência de modificar o modelo comunicacional baseado no falar-ditar do mestre que se mantém inarredável na era digital. Hoje o computador se tornou meio de comunicação. Digitalizaram-se os meios de comunicação impressos: livros, revistas,e jornais estão disponíveis na Internet, e, não importando onde estejam fisicamente armazenados, é possível aceder a eles instantaneamente de virtualmente qualquer parte do planeta. Mas o caminho do computador para a sala de aula passa pela familiarização do professor com ele (os alunos, nessa questão, o mais das vezes tomam conta de si mesmos). Para o professor se familiarizar com o computador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha jose manuel moran
  • José manuel moran
  • Resenha do texto ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
  • “O Que é Educação a Distância?” de José Manuel Moran
  • Resenha Crítica "Ensinar não é transferir conhecimentos"
  • Sintese o que é aprender e ensinar com texto
  • apreciação ultimo texto de manuel moran
  • Resuno Do Texto O QUE ENSINAR O QUE APRENDER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!