Resenha do texto: Os sofistas como um fenômeno social

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resenha do texto: Os sofistas como um fenômeno social

No texto “Os sofistas como um fenômeno social”, G. B. Kerferd aborda o contexto do movimento sofista em partida para o mundo grego,principalmente para a cidade de Atenas, que era intitulada como o centro desse movimento, enfatizando também o estabelecimento e os fundamentos dos sofistas nesta cidade. A importância de Atenas era tamanhaque sem ela o movimento sofista dificilmente teria existido, pelo motivo das condições sociais e políticas favoráveis e a influência especialmente de um indivíduo, Péricles. Neste período a Gréciausufruía de um bom momento econômico, tanto na agricultura como na indústria e comércio.
A democracia pericleana era constituída por dois principais fundamentos, o primeiro princípio ressalta que o poderdeveria estar nas mãos do povo, no sentido geral e não nas mãos de uma minoria. O segundo expõe que os cargos que eram incumbidos de aconselhar e atuar em nome do povo deveriam ser ocupados pelosindivíduos que melhor desempenhariam esses papéis. Esses dois princípios foram de extrema importância para o crescimento dos serviços prestados pelos sofistas. Porém a educação oferecida por eles era tidacomo um produto valiosíssimo, no qual a população em geral não tinha acesso. Geralmente o ensino que os sofistas ofereciam era destinado aos jovens acima dos quatorze anos e aos homens que sedestinavam à carreira política. Os sofistas eram competidos de abordar conteúdos diversificados e também desempenhavam a função de treinar novos sofistas profissionais.
Os sofistas eram mestres na arte deproduzir discursos persuasivos, as instituições da democracia grega pregava que a habilidade de falar ao público era imprescindível à qualquer cidadão. Habilidade que era usado também nos tribunais,acoplada com uma argumentação coerente poderia fazer uma enorme diferença na assembléia. Os sofistas compunham esse papel político-social. O fator financeiro também foi um dos fortes motivos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do texto “Reflexões sobre moda: o vestuário como fenômeno social” de Diana Crane
  • resenha do texto Transformação Social
  • Resenha texto toro mobilização social
  • Resenha do texto "A função social do contrato
  • Resenha do texto movimentos sociais na contemporaneidade
  • Resenha de o Sofista
  • Resenha crítica do texto gestão estratégica com responsabilidade social
  • Resenha texto: instrumentalidade no trabalho do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!