Resenha do texto “Documentação Necessária” - Lucio Costa

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2014
Resenha do texto “Documentação Necessária” - Lucio Costa

No texto Documentação Necessária, publicado na revista n° 1 do IPHAN, o autor Lucio Costa inicia questionando o estudo real da nossa antiga arquitetura, fato este que iremos dar atenção no presente instrumento.
Ele discorre sobre a construção das casas no período colonial, que carregaram, segundo muitos, o paradigma de serem merascópias da arte de nossos colonos portugueses, estes que tinham foco em construções populares, nos restando apenas como “arte” as construções eruditas, em que pudemos aplicar como o autor cita nas palavras de Mario de Andrade, a nossa arte “sabida”.
Destarte, nossas simples construções eram “engolidas” pelas viris “construções portuguesas”, inicialmente, aqui impostas sem nenhuma forma de maquiagemque nos desse direto de chamar tal arquitetura de propriedade nossa.
Apesar disso, a força da arquitetura portuguesa colonial foi se dissipando em meio às adaptações que nosso meio exigia, dando lugar a um “maneirismo” impulsionado inicialmente pelos materiais aqui dispostos para construções.
Estas construções, quando misturadas aos conhecimentos dos verdadeiros arquitetos (índios e negros quecarregavam consigo uma “arquitetura européia), quem sabiam lidar com tais materiais, imprimiram seus sistemas construtivos e deram origem a uma nova arquitetura, mais simples quando comparada a suas origens européias, mas de grande valor arquitetônico, o que sem duvida, concordamos com o autor.
É do aprofundado estudo desse valor arquitetônico que Lucio Costa fundamenta seu texto. O mesmodescaracteriza as já citadas viris construções portuguesas, dando lugar a uma amável construção que não perde sua exatidão técnica e objetividade, ou seja, sua “razão de ser”, seja nas casas grandes da fazenda como as casas mínimas, que até hoje sobrevivem apesar de seu aspecto frágil (como o autor constatou em suas viagens de finalidade acadêmica).
As viagens do autor são exemplo de seu aprofundamentoem nossa arquitetura, citando casas mínimas vistas até os dias de hoje pouco além de Petrópolis – RJ, casas que brotam do chão, conceito este que enxergamos na moderna arquitetura de Oscar Niemeyer, tida como uma arquitetura brasileira, e nas palavras de Lucio Costa, “é o chão que continua”, que se contrapõem às grandes casas de seus vizinhos capitalistas, preocupados sempre em manter sua imagemmesmo tratando-se de, e novamente citando o autor, “arremedo sem compostura”.
Segundo o autor, deve-se ainda aprofundar nos estudos quanto às técnicas construtivas da nossa arquitetura, que trata do engenhoso método construtivo de barro armado com madeira, o já conhecido por nós como taipa de mão – que já nos remete ao atual e moderno concreto armado que teve seu lugar muito anos depois, mas já eravislumbrado pelos “sabidos” do período mesmo que sem querer – e sua base afastando o piso do terreno e a “caiação” que protegia, higienizava uma técnica construtiva tão rudimentar.
Lucio cita ainda as soluções de plantas que levam em conta regionalismos que determinam os “porquês” da casa, concluídas por telhados que em suas palavras, “se esparramavam como asa de galinha” em alpendres puxadoscom traços de nossos colonos, porém empregados em sistemas diferentes, tendo em vistas nosso variado clima, que influenciou e influi até os dias de hoje, e segundo o autor não como se imaginavam, para cobrir do sol, mas para proteger tal “frágil” construção da ameaçadora chuva.
Esta observação leva-nos a concluir que de fato a influência dos dois fatores climáticos peculiares brasileiros foi querealmente geraram tal necessidade, aperfeiçoada em calhas, platibandas que tiraram a função das cornijas, existentes agora só por “força do habito”, mas que não exclui traços como janelas de guilhotina com folhas de segurança e gelosias de proteção, portas de almofada, trazidos por nossos colonos.
Porém o texto expõe que essa influencia já nos trouxe uma cara própria, com paredes de espessura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha Documentação Necessária
  • Fichamento do texto arquitetura – lucio costa
  • Resenha livro de Lucio Costa- Arquitetura
  • Documentação necessaria
  • Lucio Costa
  • Documentacao necessaria
  • Lúcio Costa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!