RELATÓRIO DE CASO EM PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

1832 palavras 8 páginas
RELATÓRIO DE CASO EM PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

Um dos principais objetivos da Terapia Comportamental consiste em compreender as dificuldades dos clientes a fim de propor estratégias e intervenções baseadas na análise funcional do comportamento. A literatura aponta que a intervenção na Terapia Comportamental consiste em operacionalizar o comportamento de interesse, observando sob que controles o indivíduo responde. Isto implica em identificar as contingências que mantêm o comportamento problema para, então, modificá-lo. No modelo comportamental, os comportamentos inadequados são tidos como produtos da interação da pessoa com o ambiente em que vive e são função da história de reforçamento do indivíduo. Portanto, a tarefa do terapeuta para modificar comportamentos inadequados consiste em: fazer análise funcional do comportamento; selecionar o comportamento de interesse; modificar o comportamento problema e avaliar o resultado.
O presente trabalho foi realizado através da descrição de um caso fictício criado especialmente para avaliação na Unidade Curricular de Psicologia Comportamental. Deste modo, foi elaborado o relatório a seguir contendo os principais aspectos em uma análise do comportamento. O atendimento iniciou-se em outubro de 2012 nas dependências da Clínica de Psicologia.

Procedimento
A cliente foi selecionada pela própria estagiária entre inúmeros casos disponíveis na Clínica de Psicologia. Feita a seleção, o passo seguinte foi entrar em contato com a cliente para agendar a primeira sessão. Nesta, foi definido que os atendimentos no primeiro trimestre (outubro a dezembro) ocorreriam uma vez por semana, com duração de cinquenta minutos. No último mês (janeiro), a cliente concordou em ser atendida duas vezes por semana, sendo que cada sessão tinha duração de cinquenta minutos. Havendo um total de 22 sessões.
Rapport
Esta etapa do procedimento ocorreu nos primeiros vinte minutos da primeira sessão. Seu objetivo consistiu em iniciar a construção de

Relacionados