Rela´tório de físico química

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO.

.
O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.
Basicamente, um calorímetro simples é constituído de um vaso calorimétrico metálico isolante desuperfície espelhada, contendo uma quantidade conhecida de água. Compondo ainda de um termômetro através do qual podemos fazer a leitura da temperatura de equilíbrio térmico. O calorímetro pode ser um vaso de Dewar (garrafa térmica) como mostrada na figura 1.
|[pic] |
|Figura 1. Calorímetro |











Para aumentar atemperatura de um corpo homogêneo deve-se fornecer calor ao mesmo, pois a transferência de calor é garantida pelo princípio termodinâmico conhecido como Lei Zero da Termodinâmica, “O fluxo de calor é sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura”.
Muitas reações ocorrem com liberação de calor para o ambiente, sendo denominadas exotérmicas. Outras, endotérmicas, retiram calor doambiente com conseqüente abaixamento de temperatura.
Nas reações químicas, grande parte das energias envolvidas nas interações de natureza magnética ou elétrica, aparece sob forma de calor ou de trabalho.
Calor de reação entre um ácido e uma base é denominado calor de neutralização. Em solução aquosa, os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor deneutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água com sinal contrário. Este é o caso da neutralização do ácido clorídrico em presença de hidróxido de potássio, cujas soluções podem ser descritas, segundo Arrhenius, como


HCl (aq) = H+(aq) + Cl-(aq)
KOH (aq) = K+(aq) + OH-(aq)   .


As medidas de entalpia das reações são geralmente executadas através doemprego de calorímetros, e fornecem muitas informações sobre o calor produzido ou absorvido numa reação e identificar q como a variação de energia interna ou variação de entalpia.
Inversamente se ∆U e ∆H forem conhecidas para uma reação, será possível calcular a quantidade de energia na forma de calor que a reação produzirá.


Objetivo.

O objetivo desta prática foi a construção deum calorímetro adotando um vaso de Dewar (garrafa térmica) como base e a determinação da capacidade calorífica e do calor de neutralização de um ácido forte e uma base forte.




Materiais e reagentes.

Vaso térmico (Vaso de Dewar).
Termômetro.
Proveta graduada.
Água destilada.
Solução aquosa de KOH 1,4 mol/L.
Solução aquosa de HCl 1:1 mol/L
Cronômetro.
Béquer de 1000ml.
Bureta.Pipeta Cilíndrica.
Espátula.
Pisseta.
Balão de fundo chato.
Parte experimental. (Determinação da Capacidade Calorífica)

Foram colocados 200ml de água destilada á temperatura ambiente dentro do calorímetro (figura 1) tomando nota da temperatura em intervalos de 30 segundos até que essa mantivesse estável (T2).
Em seguida foram colocados 50ml de água gelada em uma proveta sendo imediatamentemedida a sua temperatura e posteriormente transferida para o calorímetro (T1).
A mistura foi prontamente agitada sendo observado a temperatura em intervalos de 30 segundos até que atingisse o equilíbrio térmico (T).
Esse procedimento foi realizado três vezes.




Parte experimental. (Calor de Neutralização)

Foram montados dois calorímetros (A e B) contendo solução aquosa de HCL1:1 mol/L e solução aquosa de KOH 1,4 mols/L respectivamente.
No calorímetro A foi realizado ambiente com 10ml de ácido e lavado o termômetro.
Após esse procedimento o ácido foi desprezado e adicionado 200ml de ácido límpido. Para o calorímetro B foram adicionados 200ml de base.
Foram registradas as temperaturas com intervalos de 30 segundos até que mantivesse em estado de equilíbrio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rela´torio do experimento 3 de química geral experimental
  • rela´torio
  • Rela´torio
  • Rela Torio 03
  • Rela´torio sobre poluição atmosférica
  • Rela QUimica
  • Rela´tório estagio radio amador
  • Rela o interpessoal e o exercício físico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!