reduçaa~

5520 palavras 23 páginas
Redução, Reutilização e Reciclagem No Cap. 3 do relatório elaborado, a Comissão Científica Independente considera extremamente importante a Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos. Assim apresenta-se aqui um pequeno resumo acerca deste tema. Para mais informações aconselha-se uma leitura cuidada ao Cap. 3, sendo dado como adquirido que o relatório é um todo, em que as conclusões reportam os aspectos mais relevantes para a primeira fase do processo previsto no DL 120/99, isto é a escolha da solução tecnológica do problema. Quando se trata um problema de controlo de resíduos é necessário que essa abordagem siga uma hierarquia:
i) Em primeiro lugar é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo, por exemplo utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto. ii) Em segundo lugar é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possam ser rentabilizadas, caso por exemplo de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais usados para o seu fabrico e toda a tecnologia vão ser aproveitados, apenas se acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida. iii) Finalmente quando não é possível aproveitar grande parte do valor do produto podemos tentar a terceira alternativa, ou seja aproveitar a matéria prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como no caso do usos de sucatas de aço para produzir perfis e chapas com características similares ao do produto original. Neste caso estamos perante uma operação que actualmente se denomina reciclagem.
O três princípios constituem a conhecida sigla dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Dada a grande perda de trabalho e tecnologia incorporada na maioria dos produtos quando passamos da segunda para a terceira opção, importa aqui questionar-nos se os esforços necessários à implementação das duas

Relacionados