P ster Waylon TCC

1815 palavras 8 páginas
ISOLAMENTO SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS SOLUBILIZADORES DE FOSFATO EM
SOLO DE JAZIDA MINERAL DO ESTADO DE GOIÁS
Autores: WAYLON ROCHA NASCIMENTO, VALERIA RIBEIRO MAITAN e-mail: waylon.rocha@hotmail.com, maitanvaleria@hotmail.com
Curso: nome do curso de graduação
Tabela 1 - Microrganismos solubilizadores de fosfato e as respectivas médias simples do IS em dois meios de cultura sólido, resultado estatístico e caracterização morfológica e tintorial.

1.INTRODUÇÃO

Isolados microbianos

O fósforo é tido dentre os três macronutrientes essenciais (nitrogênio, fósforo e potássio) como aquele que apresenta a menor quantidade exigida para um crescimento efetivo das plantas. Controversamente, o fósforo é o elemento mais requerido pelo processo de adubagem, assim como o que limita com maior frequência a produtividade agrícola (FÖHSE et al., 1991; FUERLANI, 2004; RAIJ,1991).
O motivo de tamanha limitação apresentada pelo fósforo, se deve principalmente a alta reatividade com o qual este elemento possui para com os componentes do solo, fazendo com que 95 a 99% dos fosfatos fiquem na forma de composto insolúveis, versões as quais não são diretamente absorvidas pelos vegetais (RAIJ, 1991). Neste sentido, a utilização de dozes elevadas de fertilizantes são indispensáveis para a obtenção e a manutenção de culturas economicamente viáveis (JÚNIOR e MENDES, 2003).
Do total de fósforo mundial utilizado para a manutenção das concentrações de fósforo solúvel no solo e o desenvolvimento saudável das culturas, cerca de 75% é perdido ou fica retido pela sua forte interação pelos componentes do solo. Além disto, as principais fontes de matérias primas utilizadas para a produção destes fertilizantes tratam-se de recursos finitos e só poderão atender as necessidades da atividade agrícola mundial por um período, aproximado, de 60 a 250 anos (MOREIRA; SIQUEIRA, 2006).
Diante de tal cenário ao qual o fósforo se encontra inserido e o seu papel central na economia, ecologia e

Relacionados