P EDI FEDI 1 2 11

1420 palavras 6 páginas
Aula: 11
Temática: Educação Inclusiva no Brasil e no Mundo

Esta aula tem como finalidade apontar questões essenciais de reflexão sobre a Educação Inclusiva no âmbito nacional e internacional. Na unidade I, estudamos o processo histórico do atendimento às pessoas deficientes no Brasil. Nesta aula, o enfoque será dado ao panorama atual da educação inclusiva no Brasil. Conheceremos algumas das problemáticas envolvidas para a efetivação da Educação
Inclusiva, reflexo das condições sociais, políticas e econômicas de nosso país. No âmbito internacional serão arroladas, rapidamente, algumas temáticas e ações para a efetivação da inclusão escolar em alguns países.
Atualmente, a Educação Inclusiva é a política educacional oficial do Brasil, conforme a legislação em vigor. A inclusão escolar é viabilizada por meio das diretrizes para a educação básica dos sistemas federal, estadual e municipal.
Entretanto, as diretrizes não garantem o cumprimento da implantação eficaz da inclusão no contexto escolar. Iremos, agora, verificar quais são as implicações, a nível nacional, que envolvem a implantação da inclusão escolar.
No Brasil, como já relatado na primeira aula desta unidade, na maioria dos sistemas escolares, ainda, coexistem a integração e a inclusão. Isto quer dizer que muitas escolas dizem adotar a inclusão, mas, na verdade, tratase da integração. Esta diferença é nítida quando se verifica que a escola não se modifica na prática para realmente atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, e, em relação aos alunos deficientes, deixam a responsabilidade das especificidades da aprendizagem destes a cargo de profissionais dos serviços de apoio especializado.
Na aula passada, discutimos a educação especial no contexto na educação inclusiva para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais. No entanto, lembramos que a proposta da educação inclusiva é a educação de qualidade para todos. Cabe, então, pensarmos também sobre os alunos não deficientes, aqueles

Relacionados

  • Administracao Financeira Ross Westerfield Jordan 8ed
    426776 palavras | 1708 páginas
  • Atividade pratica superviosionada
    137398 palavras | 550 páginas
  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas