Ovogênese ou ovulogênese

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
Ovogênese ou ovulogênese
Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante oseu desenvolvimentoembrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
No início da fase fetal, as ovogônias (2n), células precursoras dos gametas femininos, sofrem mitoses,multiplicando-se. Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e entram na prófase I da meiose, quando passam a ser chamadasde ovócitos primários ou ovócitos I. Osovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade. Ao nascer, a menina já tem seus ovócitos primários formados no interior de seus ovários, masmais da metade deles se degenera ao longo da vida da mulher.
Ao atingir a puberdade, a menina terá a sua primeira menstruação, chamada de menarca, e passará a apresentar ciclos menstruais que duramaproximadamente 28 dias. Em cada ciclo menstrual, um dos ovócitos primários entra no período de maturação, lembrando que esse processo se repetirá até a chegada da menopausa, que é quando cessamdefinitivamente os ciclos menstruais.

Durante a maturação do ovócito primário, ocorre o término da divisão I da meiose, formando células de tamanhos diferentes, sendo uma delas grande, chamada de ovócitosecundário ou ovócito II (n); e a outra pequena, chamada de corpúsculo polar I ou primeiro glóbulo polar, que se degenera logo após a sua formação.

O ovócito secundário inicia a segunda fase dameiose, mas para na metáfase II, ocorrendo então o que chamamos de ovulação, na qual o ovócito secundário será liberado no ovário e encaminhado para a tuba uterina. Esse ovócito secundário que foiliberado é chamado de óvulo, e a sua meiose se completará somente se houver fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Quando o ovócito secundário (óvulo) não é fecundado, ele se degenera 24 horas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ovulogênese
  • A Ovogênese
  • ovogenese
  • Ovulogenese
  • Ovogenese
  • Ovulogênese
  • ovogenese
  • ovogenese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!