Ofenomeno da heteronímia

2050 palavras 9 páginas
Ofenomeno da heteronímia heteronímia Heteronímia (do grego heteros = diferente; + ónoma = nome) designa o fenómeno da utilização de diferentes nomes que correspondem a personalidades diferentes, com biografia e estilo próprios, com uma visão de mundo específica, num processo de fragmentação psicológica. Enquanto o pseudónimo é um nome falso (pseudo = falso + ónoma = nome) que esconde o nome e a personalidade do seu autor, o heterónimo implica uma personalidade particular, com uma biografia própria e uma visão específica do mundo.
A marca mais distintiva de Fernando Pessoa é a capacidade de «outrar-se», a criação da heteronímia. Este fenómeno resulta, segundo o mesmo afirma, em carta a Adolfo Casais Monteiro, da necessidade de descobrir a sua consciência e personalidade. E vai levá-lo à conceção de figuras "exatamente humanas" que "eram gente". Nessa carta de 1935, diz ele: "hoje já não tenho personalidade: quanto em mim haja de humano eu o dividi entre os autores vários de cuja obra tenho sido o executor. Sou hoje o ponto de reunião de uma pequena humanidade só minha." Trata se, contudo, simplesmente do "temperamento dramático elevado ao máximo"; escrevendo, em vez de dramas em atos e ação, "dramas em alma".
Nesta perspetiva dele mesmo, dir se á que a "pequena humanidade" do poeta é como um palco onde desfilam diversas personagens diferentes. Num dos seus inéditos publicados pelos críticos, diz Pessoa que "o autor destas linhas [...] nunca teve uma só personalidade, nem pensou nunca, nem sentiu, senão dramaticamente, isto é, numa pessoa, a personalidade, suposta, que mais propriamente do que ele próprio pudesse ter esses sentimentos" e, num outro, "quando falo com sinceridade, não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe".
Desde criança, Fernando Pessoa, particularmente após a morte do irmão, mostra-se reservado e solitário, o que o leva à criação de diversos amigos imaginários "exatamente humanos". O primeiro

Relacionados