O princi´pe virtuoso'

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira.

“O Príncipe Virtuoso”

Aline Bianchi n° 01
Nathalia de Souza n° 30
Fernanda Alves n°41
2° Ano D

Cascavel, 03 de Setembro de 2012.
IntroduçãoNeste trabalho irei falar sobre o conceito do “príncipe virtuoso” uma teoria de Maquiavel que gera comentários até atualmente, ser um príncipe virtuoso ter a qualidade de virtude tem um grandesignificado, ler sobre isso pode ser interessante.

O que era ser virtuoso para Maquiavel?

Para Maquiavel, Virtú, não é para tornar um indivíduo moralmente melhor, mas para alcançar sucesso político.Virtú não tem relação com bondade e justiça, mas sim com Força e Valor, e está intimimamente ligado ao sentido de Fortuna (oportunidade, ocasião e acaso).

O príncipe virtuoso não é o príncipebom e justo, mas aquele cuja virtude se encontra na atividade – mais propriamente na capacidade de aproveitar a situação com energia e êxito; o homem de Virtú é aquele capaz de agir de forma adequadano momento certo.

Em suma, a virtú política consiste na capacidade de decisão que permite conquistar e manter o poder. Assim a virtude maquiaveliana se mostra na ação contundente e decisiva, querevela a prudência do observador atento.

O príncipe virtuoso é aquele que aproveita a situação para realizar as mudanças necessárias e assim alcançar seus objetivos. Por isso, segundo Maquiavel, émelhor que o príncipe alcance o poder pela virtú e pela fortuna do que pelo crime

Maquiavel (1469 - 1527)

     Nicolau Maquiavel se dedicou ao estudo da filosofia política, mas de forma diferentedos filósofos anteriores a ele, buscou investigar a política pela política, ou seja, sem utilizar em sua análise conceitos morais, éticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos. A políticaem sua filosofia tem a capacidade de se autogovernar, de buscar suas próprias decisões de forma livre, sem que outras áreas do conhecimento interfiram em suas conclusões. Com Maquiavel nasce uma nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINCI AV2
  • Professor Virtuoso
  • pe a
  • meu pé
  • Pe A
  • Pe esse
  • Pe A
  • pes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!