O L DICO NA EDUCA O IFANTIL

Páginas: 15 (3746 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO IFANTIL
RAILTON DA SILVA LAGES.
RU: 736945.
Percebe-se que o universo infantil está presente em cada um de nós, no entanto as experiências vividas durante a infância deixam profundas marcas em nossas vidas, mesmo sem percebemos todos nós, já adultos ainda apresentamos diversas características do mundo infantil, como nos gestos, nas atitudes, nos costumes, enfim em tudo quesomos e vivenciamos no nosso dia a dia, no qual faz parte da minha memoria os brinquedos e brincadeiras que integram esse leque de emoções vividas durante esse tempo. Portanto não se pode negar que o brincar tem grande importância para as crianças, apesar de hoje em dia ser muito pouco valorizado por alguns profissionais da sociedade. É muito importância falar que o lúdico proporciona o prazer, adiversão e a emoção e é uma forma prazerosa de aprendizagem em qualquer nível de escolaridade, dentro e fora dos contextos educativos perante a sociedade em que vivemos.
Nesse sentido, Cória - Sabini (2004) destaca que:
Na prática dos jogos na escola, as crianças criam e estabilizam seus conhecimentos sobre o mundo. Contudo, essas situações não podem ser confundidas com aquelas em que os jogos sãoutilizados para ensinar. Mesmo sendo a brincadeira uma atividade espontânea da criança, existe uma diferença entre a situação do jogo com finalidades pedagógicas. O jogo como recurso pedagógico implica planejamento eprevisão de etapas por parte do professor, para alcançar os objetivos predeterminados.
Diante disso, vale ressaltar que o lúdico, é um dos instrumento muito importante dentro doscontextos educacionais, no qual faz com que os discentes possam interagir um (a) com a outro (a) dentro desse contexto tornando um ambiente agradável e interativo, facilitando o seu processo de ensino aprendizagem através da ludicidade, nesse sentido, Costa (2005, p.45), ressalta que:
“A palavra lúdico vem do latim “ludus” que significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos ebrincadeiras é a palavra e relativa também á conduta daquele que joga, que brinca e que divertir”. Por sua vez o jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que conta com o conteúdo do cotidiano, como as regras, as interações com objetos e o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua prática. Desse modo, com base no pressuposto de que a prática pedagógicapossa proporcionar a alegria aos alunos no processo de aprendizagem, o lúdico deve ser levado a sério na escola, proporcionando-se o aprender por meio do jogo e, logo, o aprender brincando. Podemos deduzir, assim, que a formação lúdica do professor favorece essa prática.
Percebe-se que as instituições escolares atribuem o lúdico como uma das ações pedagógicas que contribuem com desenvolvimentodessas crianças que estão inseridasnesse espaço educativo, no qual o profissional tem um papel fundamental na hora da escolha dos quais os brinquedos serão usados durante as suas atividades dentro de sala de aula dentro do espaço educativo, facilitando-o manuseio desses brinquedos a cada faixa etária dessas crianças que estão inseridas nesse espaço escolar, nesse sentido Campagne, citado por Kishimoto(1994, p. 113) destaca que:
A atuação do professor incide sobre a valorização das características e das possibilidades dos brinquedos e sobre possíveis estratégias de exploração. O docente, nesse sentido, pode oferecer informações sobre diferentes formas de utilização dos brinquedos, ampliando o referencial infantil. É importante que os brinquedos oferecidos as crianças reconheçam e valorize osaspectos culturais na própria região, explorando suas origem, seus matérias, sua estética e sua historia.
Percebe-se que é nesse momento que o lúdico é utilizado como recurso pedagógico dentro de sala de aula, no qual irá destacar a importância da prática educativa em sociedade, contribuindo com o desenvolvimento desses discentes que estão inseridos nesse educandário, no qual aponta os estudos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • L dico na Educa o Infantil
  • O L Dico Nas Escolas De Educa O Infantil
  • RESENHA REFERENTE ENTREVISTA O L DICO NA EDUCA O
  • A IMPORT NCIA DO L DICO NA EDUCA O PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIAN A NA EDUCA O INFANTIL
  • L Dico
  • A IMPORT NCIA DO L DICO PARA A APRENDIZAGEM DA CRIAN A DA EDUCA O INFANTIL1
  • Paper Musicaliza O E L Dico
  • TRABALHANDO O L DICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!