O Voo da Fenix

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
A palavra filosofia
(Seção 1 do capítulo 1: “A origem da Filosofia”)


A palavra filosofia é grega. É composta de duas outras: philo e Sophia. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem umsentimento amigável”, pois deriva de philía, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophía quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio.
Filosofia significa, portanto,”amizade pelasabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo: o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima osaber, ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a invenção da palavra“filosofia”. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciamaos jogos Olímpicos (a festa pública mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para satisfazer a própria cobiça, sem se interessar pelas disputas epelos torneios; as que iam para competir e brilhar, isto é, os atletas e artistas (pois durante os jogos também havia competições artísticas de dança, poesia, musica e teatro); e as que iam para assistiraos jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo.
Com isso, Pitágoras queria dizer que ofilósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros — não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo decompetir — não é um “atleta intelectual”, não faz das idéia se dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e, sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O voo da fenix
  • voo da fenix
  • o voo da fenix
  • o voo da fênix
  • o voo da fenix
  • Voo da fenix
  • O vôo da fênix
  • Voo da fênix

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!