O voluntariado jovem - reflexões

Páginas: 8 (1998 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
O Voluntariado Jovem - Reflexões

Os adolescentes de hoje são jovens que buscam, num mundo de frenéticas solicitações e mutações nem sempre percetíveis, a desmistificação e o porquê das coisas, não sabendo, amiudadas vezes, na avidez de conhecer, o que exatamente procuram, nem como irão encontrar o que desejam. Todavia, apesar dos diferentes rótulos que uma ou outra sociedade lhes empresta,cada vez mais, demonstram um mesmo desejo de viver num mundo melhor. Desde há algum tempo que, esses mesmos adolescentes continuam a carregar, porventura aqui mais do que ali ou ontem mais do que hoje, o estereótipo de passivos e irresponsáveis, por não se envolverem em questões consideradas verdadeiramente relevantes. Afinal, como exigir a participação daqueles que não são nem estimulados, nempreparados a participar?
Acreditar no voluntariado jovem significa - é claro - acreditar no voluntariado e no jovem. Nos últimos anos, especialmente nesta década, vem tomando forma, um pouco por todo o mundo e na Europa e EUA em particular, a conceção de voluntariado como ação cívica; que tem como objetivo a mobilização de pessoas, empresas e instituições da sociedade civil para repensar eultrapassar os seus próprios problemas; tanto pela articulação de iniciativas e recursos, quanto pela reivindicação de políticas públicas satisfatórias. A participação direta de cidadãos em atividades sociais pode contribuir para a minimização da exclusão social e para a consolidação de uma cidadania participativa. Assegurar os direitos humanos e sociais, passa a ser uma responsabilidade não apenas doEstado, mas de toda a sociedade.
Dentro dessa nova realidade, como se pode caracterizar o voluntário e o voluntariado? "O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa o seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, a causas de interesse social e comunitário. Além de bem informado e consciente da complexidade dos problemas sociais, ovoluntário trabalha considerando o horizonte da emancipação, ou seja, estimulando o crescimento da pessoa e da comunidade para resolver os seus próprios problemas"
Entendido como empreendimento social, o voluntariado contemporâneo busca a eficiência dos serviços, a qualificação dos voluntários e das instituições. Além de competência humana e espírito de solidariedade, almeja-se a qualidadetécnica da ação voluntária. Dentro dessa perspetiva, o voluntariado deixa de interessar apenas à classe média ou àqueles que têm tempo disponível e passa a ganhar espaço entre as empresas e as classes populares, a interessar a todos e ser da responsabilidade de todos.
Quem acredita no voluntariado, acredita na possibilidade de romper com o fatalismo, com a desesperança, com as atitudes meramentecríticas ou reativas. Está disposto a contribuir para a formação de mentalidades proactivas, capazes de promover a passagem para uma ordem produzida por todos e com todos.
A juventude é e será sempre um grupo chave em qualquer processo de transformação social. Mais do que nunca, aquilo que os jovens pensam, sentem, dizem e fazem tem relevância não só para eles mesmos, mas para toda a sociedade.Embora possamos dizer que desapareceu a ideia de reinvenção do mundo nos moldes das décadas de 60 e 70, os jovens atuais, inseridos ou não em "grupos", também querem deixar a sua marca. Alguns estudos evidenciam o desejo dos jovens em participar neste tipo de atividade, atuando de forma construtiva na sociedade, porém a falta de orientação e oportunidade impossibilitam, não raras vezes, a germinação detão nobres pretensões.
As experiências com programas de educação de jovens mostram ainda que muitos adultos continuam a ter representações estereotipadas dos adolescentes. Não confiam neles, sentem-se inseguros e pouco à vontade para considerar o jovem como parceiro e colaborador. Quem acredita em voluntariado jovem, tem de acreditar na dignidade do adolescente. Se acreditamos que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexões educação de jovens e adulto
  • MÍDIA JOVEM: REFLEXÕES SOBRE OS SUPLEMENTOS DE JORNAIS DIRIGIDOS A JOVENS
  • Reflexões sobre o uso de drogas pelos jovens e adolescentes
  • voluntariado
  • Voluntariado
  • VOLUNTARIADO
  • Voluntáriado
  • Voluntariado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!