O VIDRO E SUA APLICAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL

Páginas: 10 (2480 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O VIDRO E SUA APLICAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL












BRASÍLIA 25 DE ABRIL DE 2014


SUMÁRIO
1.0 – Introdução
1.1 – A Descoberta
1.2 – Composição Química do Vidro
1.3 – Principais Qualidades e Caracteristicas
2.0 – Desenvolvimento
2.1 – Os Benefícios
2.2 – Principais Tipos de Vidros Utilizados na Construção Civil
2.2.1 Vidro Float
2.2.2Vidro Temperado
2.2.3 Vidro Laminado
2.2.4 Vidro Multilaminado
2.2.5 Vidro Serigrafado
2.2.6 Vidro Duplo
2.3 – NBR 7199:1989
2.3.1 – Objetivo.
3.0 – Conclusão
4.0 – Referências Bibliograficas














1.0 – INTRODUÇÃO
1.1 - A Descoberta
O vidro foi descoberto na data de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente ao fazerem uma fogueira na beirada praia, sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio (para apoiar suas panelas).
O fogo, aliado à areia e ao nitrato de sódio, originou um líquido transparente, o vidro.
Posteriormente, 100 a.C. os romanos produziam vidro por técnica de sopro em moldes, para confeccionar janelas, em 300 d.C. o imperador Constantino passou a cobrar taxas e impostos a vidreiros, tamanha a difusão eimportância do produto. Por volta de 1300, o vidro moldado a rolo foi introduzido em Veneza, que se especializou na produção artística do vidro, com o advento do cristal nesta época. Ainda nesse período foi descoberto o processo por sopro de cilindros que revolucionou a produção de vidros planos.
O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimoisolador, possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica, suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm2.
1.2 - Composição Química do Vidro
A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão. Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.

1.3Principais Qualidades e Caracteristicas
Reciclável
Transparência (permeável à luz)
Dureza
Não absorvência
Ótimo isolador dielétrico
Baixa condutividade térmica
Recursos abundantes na natureza
Durabilidade

2.0 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – Os Benefícios
Os benefícios do uso do vidro, como o aproveitamento da luminosidade, a possibilidade de maior economia e conforto e mesma a beleza do acabamentoproporcionado pelo material, têm sido cada vez mais aproveitados na arquitetura e na construção civil.
Comumente utilizado em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além de ser usado como elemento de segurança em guarda-corpos, o vidro proporciona muita interação entre ambientes e garante amplitude, leveza e visibilidade.
A definição do tipo de vidro a serutilizado em cada projeto depende de dois fatores primordiais: o esforço ao qual o material será submetido e o efeito desejado pelo cliente em seu produto final. Porém, os avanços e as inovações que têm alavancado as linhas de produção tanto em quantidade como em qualidade de material têm garantido um número de possibilidades de aplicação cada vez maior ao material.
Um dos grandes exemplos doavanço do vidro e da ampliação de seus usos é o Burj Khalifa, em Dubai, o prédio mais alto do planeta e uma das construções com mais tecnologia aplicada já desenvolvidas pelo homem. Mesmo sujeito ao clima adverso do deserto, o edifício conta com mais de 28 mil paineis de vidro, que dão ainda mais beleza e harmonia a uma estrutura fantástica, com 174.000 m² de vidros Guardian.
Burj Khalifa, em DubaiAtualmente, os projetos mais complexos aproveitam-se das possibilidades oferecidas e particularidades dos vidros planos comuns, dos laminados, dos refletivos, dos temperados e também dos serigrafados, utilizando os materiais das estruturas aos itens decorativos, demonstrando a riqueza e a utilidade do produto e mostrando o porquê do crescimento contínuo do setor vidreiro.



2.2 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APLICAÇÃO DA FIBRA DE VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Vidros na construção civil
  • O vidro na construção civil
  • vidro na construçao civil
  • Vidros na Construção Civil
  • Vidros na construção civil
  • VIDRO na construção Civil
  • vidros na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!