O videota resenha

1014 palavras 5 páginas
1.1 Bibliografia
KOSINSKI, Jerzy.
Título original norte americano Being There, 1970
Título brasileiro: Videota , tradução de Dobal, Hindemburgo. Editora Arte Nova S/A – RJ, 1971
1.2 Biografia
O polonês Jerzy Kosinki, nascido em 1933 foi para os Estados Unidos onde chegou a receber o título de Master of Arts em hisória e ciências políticas. Professor de inglês na Universidade de Princeton e de Prosa Dramática e Crítica na escola de Drama de Yale. Jerzy sempre escreveu em inglês, sendo suas últimas obras escritas sob pseudônimo de Joseph Novak . Sua primeira novela, The Painted Bird (1965) foi premiada na França como o melhor livro estrangeiro. O Videota ( título original em inglês Being There), foi publicado simultaneamente em diversos países. O romance recebeu uma adaptação para o cinema em 1979 com título de Muito Além do Jardim.
1.3 Resumo
Órfão ao nascer, o menino considerado semi-imputável é levado para a casa de um velho muito rico onde aprendeu serviço de jardinagem. Nas horas livres o jardineiro sem identidade assistia televisão. Nunca havia saído do jardim desse modo tudo que conhecia pra fora do muro daquela mansão era por imagens vistas na TV.
Era analfabeto, apenas fazia o que mandavam. Levava uma vida pacata até o dia em que seu patrão morre. Chance é chamado pelo advogado responsável pelo inventário do velho, como vivia nos fundos do jardim recebendo apenas moradia e alimentação em troca de seus serviços não existiam registros que comprovassem sua presença naquela casa, nenhum recibo, comprovante de residência, dessa forma fica desamparado e obrigado a conhecer o mundo que só tinha visto pela TV.
Pegou algumas roupas do velho e saiu pelo portão, era tudo exatamente como havia visto nas imagens da televisão. Numa distração Chance é atropelado pela limusine da Sra. Rand que ao perceber que ele estava com dor na perna o convida para ir até sua casa onde poderia receber cuidados dos médicos de seu marido que estava enfermo. Chance não sabe

Relacionados

  • Resenha do livro "o videota"
    530 palavras | 3 páginas
  • RESENHA ANALÍTICA DO FILME: MUITO ALÉM DO JARDIM
    419 palavras | 2 páginas