O VALOR ARGUMENTATIVO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

3246 palavras 13 páginas
O VALOR ARGUMENTATIVO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Ana Lúcia Pereira Caitano
Maria do Rosário Barbosa Nascimento

INTRODUÇÃO

Nosso propósito nesta pesquisa é propiciar o trabalho com o gênero textual artigo de opinião, tendo como objetivo verificar a presença das orações subordinadas adverbiais e sua relação com o fator argumentativo presente nesse tipo de texto. Tomamos como base para análise o texto: “Redator não é escritor” (Chico Viana, Jornal da Paraíba 21/07/2013).
Nessa perspectiva, é importante fundamentar que o estudo norteado pelos gêneros textuais pode propiciar um amplo conhecimento, preparando os alunos para atuarem positivamente na sociedade, sabendo que é nessa lógica que surge a reflexão do estudo sobre a linguagem, sobretudo contribuir com a transformação individual e social dos alunos. E como conseguinte prepará-los para a participação nas mais variadas práticas sociais.
Ressaltando que as atividades com a linguagem não se restringem a unicamente ao ato de ler e escrever, mas também, refletir sobre os variados aspectos da língua e os fatores que concorrem para a variação e variabilidade, observando as relações de poder que demandam dos usos linguísticos.
Tendo como parâmetro de estudo a gramática tradicional, como também, o estudo das orações subordinadas na perspectiva da linguística e do funcionalismo. Construímos um percurso de caráter analítico, para apresentar de forma parcial, a especificidade que o conceito das orações subordinadas adquiriu no conjunto dos trabalhos dos autores estudados, para em seguida apresentarmos uma análise na qual trabalharemos o conceito em discussão.
Queremos ressaltar de forma ampla que esse conceito das orações subordinadas faz parte de uma categoria muito complexa, e muitas vezes desvalorizada nas abordagens tradicionais da gramática em sala de aula.
Por isso, procuramos estruturar nossa análise a partir de uma perspectiva discursiva da língua, na qual buscamos

Relacionados